Notícias

Durante três dias, servidores da Unimontes participam de capacitação para contratos e licitações

By Christiano Lopes Jilvan

November 13, 2019

Servidores dos diversos setores vinculados aos contratos e compras participaram dos três dias de capacitação (FOTOS: Christiano Jilvan | Ascom Unimontes)

Analisar e melhorar os processos relacionados à área de licitação, de gestão e fiscalização de contratos em busca da maior eficiência para a instituição. Este foi o objetivo do curso de capacitação promovido pela Universidade Estadual de Montes Claros, em parceria com o Governo de Minas e a Fundação João Pinheiro (FJP) entre segunda e quarta-feira (11 a 13/11), com a participação de servidores do campus-sede, do Hospital Universitário Clemente de Faria e do campus de Janaúba.

Especialista em políticas públicas e gestão governamental do Estado, Frederico Tescarolo conduziu os trabalhos. Ele atua no Instituto do Norte e Nordeste de Minas (Idene), com experiências também na própria FJP e na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG).

Organizado pela Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças, o curso foi voltado para 28 servidores que trabalham diretamente com compras e contratos de prestação de serviços na Unimontes: Gerências de Convênios e de Patrimônio, Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), Hospital Universitário (almoxarifado e biomedicina), Procuradoria, Auditoria, Imprensa Universitária, Pró-Reitoria de Extensão, Setor de Contratos, Biblioteca Central, Setor de Transportes, Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) e coordenação do campus de Janaúba.

“Há mudanças quase todo o tempo das regras em licitação e, por isso, é necessário estar se reciclando. Embora haja o embasamento quanto ao viés jurídico é importante melhorar a parte de gestão, desmitificar eventuais riscos de falhas e identificar as ferramentas para se alcançar a gestão eficiente”, observou Frederico Tescarolo.

Segundo ele, a experiência na Unimontes foi bem positiva “ao promover a interação entre as áreas, o que ajudará no gerenciamento dos processos e na identificação de possíveis gargalos”.