Professora Viviane Braga durante entrevista em uma das entidades assistencias na cidade (Foto: Divulgação)

Conteúdo do Site Antigo

Doutorado inicia pesquisa para caracterizar a assistência à saúde na rede pública de pessoas com deficiência

By DTI

June 21, 2018

– Com visitas em domicílios, estudo entrevistará quase mil pessoas no município –

Uma pesquisa desenvolvida no âmbito do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, da Universidade Estadual de Montes Claros, pretende caracterizar a população portadora de deficiência que é assistida pela rede pública de saúde no município. A projeção é de três anos de estudo, com o envolvimento de cerca de 900 pessoas que são atendidas pelos serviços da Estratégia Saúde da Família (ESF) e também nas instituições que acolhem pessoas com deficiência.

A professora Viviane Braga Lima Fernandes, docente do curso de Medicina da Unimontes, é a autora do estudo “Condições de Saúde e Qualidade da Assistência no âmbito da Atenção Primária de Pessoas com Deficiência”, em elaboração como sua tese de doutorado em Ciências da Saúde.

Conforme o roteiro da pesquisa, a partir de treinamentos e capacitações, profissionais enfermeiros graduados pela Unimontes serão os responsáveis pela aplicação de questionários específicos. Os portadores de deficiência serão entrevistados em seus próprios domicílios.

PERFIL

O perfil destas pessoas para entrevista, segundo a professora Viviane Braga, será de cadastrados nas equipes da Estratégia Saúde da Família, nos órgãos municipais e em instituições filantrópicas e, da mesma forma, os deficientes que possam não estar vinculados a nenhuma entidade. “É uma forma de captar pessoas com deficiência para a pesquisa, nos mais variados locais pelos quais elas se encontram”, completa a pesquisadora.

“Com este estudo, pretende-se também avaliar a qualidade de vida de pessoas com deficiência e as redes de atenção para estes cidadãos no âmbito do sistema público de saúde”, acrescenta a professora. Ainda conforme a doutoranda, dentre os demais objetivos desta proposta estão a identificação dos principais tipos de deficiências que acometem as pessoas assistidas em Montes Claros e a avaliação da qualidade dos serviços da Atenção Primária à Saúde recebidos por pessoas com deficiência.

Finalmente, ela destaca a importância das pessoas e familiares manifestarem-se espontaneamente para participar da pesquisa, de forma que o estudo possa colaborar nas políticas públicas do município e na inclusão social.