Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Diversidade de atrações é destaque no II Festival de Inverno de Grão Mogol

O II Festival de Inverno “Circuito Lago de Irapé” de Grão Mogol, começa nesta terça-feira (14/7), com uma série de atividades culturais, sociais e de lazer, que vão movimentar vários locais da cidade, destacando: a Praça da Matriz, Praça Coronel Janjão, Casa da Cultura, Rua Direita, Mercado Municipal e o Clube “O Garimpeiro”. O evento, que prossegue até 19 de julho, é uma iniciativa da Prefeitura de Grão Mogol, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, e a Universidade Estadual de Montes Claros, com o apoio do Governo de Minas Gerais, Cemig, Secretaria de Estado de FazendaInstituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) e Codemig.

A abertura oficial está marcada para terça-feira, às 19 horas, na Praça da Matriz de Santo Antônio. Às 20 horas, no mesmo local, haverá a apresentação da Banda de Música do 10º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais. A partir das 21 horas, na Rua Direita, acontecem as apresentações dos grupos “Anjos e Pastores” e “Diamante Vivo”, de Grão Mogol; e do cantor Bob Silva. A Rua Direita terá ainda uma série de outros espetáculos, incluindo: a Banda de Música “Corporação Euterpe Homero Maciel”, de Turmalina (dia 15, às 21 horas), Serestas “Luar do Sertão” e “Vozes de Prata/Unimontes” (16/7), Grupo de Danças Saruê (17/7), Grupo de dança infantil de Botumirim, Grupo de Maracatu, Acadêmicos do Samba e Roda de Choro/Unimontes (18/7).

No espaço (Rodomercado) em frente à Rodoviária e ao Mercado Municipal, os participantes do festival serão contemplados com programação diurna: ações culturais (16 e 17/7), Grupo Folia de Botumirim, Grupo Saruê/Unimontes e apresentações de artistas regionais (17/7), Encontro de Motociclistas e Exposição de Carros Antigos (18/7).

Veja também:

Para o Clube “O Garimpeiro” estão programadas oficinas e encenações teatrais para todos os dias do Festival de Inverno. No mesmo local haverá as apresentações do Grupo Folclórico Fitas (dia 15, às 14 horas), peças do Teatro Universitário (16, 17, 18 e 19/7).

CASA DA CULTURA

A Casa da Cultura será movimentada com a exposição de trabalhos artesanais com materiais reciclados (alunos da Escola Estadual Professor Osvaldo Simões) e exposição “Flora Regional” (14 a 19/7). No mesmo espaço, apresentações com a Camerata de Violões/Unimontes (dia 15, às 20 horas) e o lançamento do livro “História de um Amor Verdadeiro”, de Ruy Tupinambá, no dia 17, às 18 horas. Logo em seguida, haverá a apresentação teatral “Terapia”, por Ruy Tupinambá e Eliana Delfino.

O Festival Nacional da Canção Lago de Irapé será realizado na Praça Principal de Grão Mogol, no período de 16 a 18 de julho. O festival conta com 24 músicas selecionadas, que serão apresentadas nos dias 16 e 17 (12 em cada dia). No dia 18, além da apresentação das seis canções finalistas e cada categoria (Temática e Livre), o público será contemplado com uma das principais atrações do festival: o show do Grupo 14 Bis.

PALESTRAS E OFICINAS

O Festival de Inverno de Grão Mogol conta, ainda, uma programação especial de palestras e oficinas previstas para a Casa de Cultura e para a sede da Secretaria Municipal de Educação (15 a 17/7). Estão previstas oficinas de teatro, dança de salão e musicalização no clube “O Garimpeiro”, nos dias 14, 15 e 16.

ECOTURISMO

Os visitantes e participantes do Festival de Inverno ainda terão a oportunidade de apreciar e curtir as belezas naturais dos arredores de Grão Mogol. No dia 16, no horário das 8 às 11 horas, será realizada a caminhada ecológica “Trilha do Vau”, com o abraço simbólico à Serra do Espinhaço. Também estão previstas a caminhadas ecológicas “Trilha Lapa da Água Fria” (dia 17) e “Trilha do Barão” (dia 18).

SERVIÇO
II Festival da Canção Circuito Lago de Irapé
Promoção: Unimontes/Prefeitura de Grão Mogol
Apoio: Governo de Minas/Cemig/Secretaria de Estado da Fazenda/Codemig
Período: 14 a 19 de julho
Atividades: shows, oficinas, teatro, seresta, exposição de artesanato, palestras educativas, festival da canção, caminhadas ecológicas.
Participação: gratuita