A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), deverá firmar parceria com a Cemig para o recebimento de painéis de energia fotovoltaica (energia solar) a serem instalados no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro.
A proposta foi discutida durante visita ao reitor João dos Reis Canela, pelo deputado estadual Luiz Henrique Maia Santiago, nesta semana. Na oportunidade, ele destacou a importância da atuação da universidade para o desenvolvimento regional e reafirmou a sua disposição em trabalhar em prol do crescimento da instituição.
O parlamentar disse que já manteve entendimentos com a diretoria da Cemig sobre a possibilidade de instalação dos painéis de energia voltaica no campus-sede. Ele explicou que os equipamentos poderão proporcionar uma grande economia para a universidade. Mas, a proposta é que a Universidade Estadual de Montes Claros, por intermédio do curso de engenharia Civil, venha desenvolver estudos sobre o aproveitamento da energia solar na região.
Luiz Henrique informou que numa próxima etapa, deverá ser agendada uma reunião do reitor da Unimontes com a diretoria da Cemig, em Belo Horizonte, para acertar detalhes do projeto.
O professor João dos Reis Canela agradeceu o apoio do deputado Luiz Henrique Maia Santiago, “que se apresenta como um importante parceiro da universidade, apoiando de forma incondicional os pleitos da universidade”. Ele ressaltou que a Cemig também é uma antiga parceira da Unimontes, tendo apoiado diversas iniciativas da instituição, como a restauração do antigo casarão da Fafil, por intermédio da Lei Estadual de Incentivos à Cultura. No espaço, será implantado o Museu Regional do Norte de Minas.
Recentemente, a Cemig efetivou a doação ao Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) de 60 placas do sistema de aquecimento solar para racionalizar o consumo de energia com os chuveiros dos quartos de internação e vestiários. A ação faz parte do Programa Energia Inteligente da Cemig, que investiu cerca de R$ 205 mil na compra de equipamentos para o Hospital da Unimontes.
O novo sistema, que vai gerar uma economia de R$ 35 mil por ano HUCF, proporcionará ainda ganhos em sustentabilidade ao hospital, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a diminuição da emissão de gases de efeito estufa. Além das placas, serão instalados dois reservatórios com capacidade de armazenamento de 5 mil litros de água quente, cada.