Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Diretor do Foro representa TJMG em visita ao laboratório do HUCF para conhecer estrutura de testes da Covid-19

Tribunal apoia com recursos financeiros a realização de diagnósticos e já projeta eventuais parceiras em outras áreas

TJMG é um dos parceiros estratégicos no financiamento de equipamentos e insumos para os testes e diagnósticos da Covid-19 (Fotos: Christiano Jilvan Ascom Unimontes)

Em umas das parcerias estabelecidas com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a Unimontes está viabilizando parte da estruturação adequada do Laboratório de Pesquisa em Saúde, do Hospital Universitário Clemente de Faria, para a realização em breve dos testes da Covid-19 (SARS-CoV-2) no Norte de Minas. E para conhecer o espaço e as estratégias de investigação científica para seu pleno funcionamento, o juiz diretor do Foro de Montes Claros, Evandro Cangussu Melo, realizou uma visita de cortesia ao Laboratório, nessa sexta-feira (22/5).

Os recursos liberados são da ordem de R$ 162 mil, oriundos de prestações pecuniárias de multas aplicadas pela Justiça por crimes de menor potencial na comarca de Montes Claros. A decisão segue resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Procuramos contribuir com projetos bem estruturados que possam resultar em serviços considerados essenciais para a sociedade”, disse o magistrado.

A visita foi acompanhada pelo reitor da Unimontes, Antonio Alvimar Souza, pelo coordenador do laboratório de Pesquisa em Saúde, professor André Luiz Sena Guimarães, pela superintendente Príscilla Izabella de Menezes e diretores do HUCF e o professor Afrânio Farias de Melo Júnior, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia – que foi o responsável pela formalização do pedido de repasse de recursos junto ao TJMG.

NOVAS PARCERIAS

O juiz Evandro Cangussu Melo destacou que há o interesse para outra eventual parceria com o laboratório da Unimontes – com a possibilidade de novos repasses à instituição após estudos de viabilidade. Segundo ele, há um grande volume de demandas periciais e criminais que chegam à Justiça Regional para a testagem de DNA. “Vemos com bons olhos este tipo de parceria, inclusive diante da eventualidade de descentralizar os serviços desta natureza na Polícia Civil”, completou o juiz, que também é o titular da 5ª Vara Cível em Montes Claros.

Juiz Evandro Cangussu, reitor Antonio Alvimar e professores André Sena Guimarães e Afrânio de Melo Júnior

“Como agente público, a Unimontes assume também o papel do Estado em reverter o conhecimento para o bem da coletividade, especialmente em um momento em que se buscam soluções próximas à nossa realidade”, considerou o reitor. “Estamos próximos de finalizar todos os preparativos para que a Unimontes possa definitivamente contribuir com as demandas surgidas a partir do estado de pandemia”, acrescentou a superintendente do HUCF, Príscilla de Menezes.

Unimontes e TJMG já são parceiros na implantação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) em Montes Claros, que está em fase final de estruturação para pleno funcionamento. Outra possibilidade de acordo está na proposta de convênio com a Escola do Judiciário para a oferta do mestrado em Segurança Pública para servidores e magistrados do Tribunal e a realização das audiências virtuais durante o período de isolamento social.

O Laboratório de Pesquisa em Saúde da Unimontes iniciará em breve os testes e diagnósticos para a Covid-19

SOBRE O LABORATÓRIO

A implantação do diagnóstico laboratorial do SARS-CoV-2 no Laboratório de Pesquisa em Saúde do HUCF/Unimontes está sendo gerenciada por docentes dos programas de pós-graduação Stricto sensu em Ciências da Saúde e em Biotecnologia. O laboratório foi credenciado pelo Governo de Minas, por meio da Fundação Ezequiel Dias, para a realização dos testes. Além do repasse do TJMG, a estrutura para realização do diagnóstico para detecção do vírus em amostras clínicas foi viabilizada com doações da Novo Nordisk Produção Farmacêutica do Brasil, MSD Saúde Animal, Sicoob Credinosso e a Sétima Igreja Presbiteriana de Montes Claros.

A Novo Nordisk Produção Farmacêutica do Brasil também agregou capital intelectual ao projeto com a realização de um treinamento para equipe sobre o tema “Cinco Princípios Lean e Mapeamento do Fluxo de trabalho” ministrado por seu colaborador Tomás Afonso Sousa Prates (especialista em Desenvolvimento Organizacional). O valor total de doações é próximo a R$ 700 mil e garantirá a aquisição de equipamentos, instrumentos, insumos e equipamentos de Proteção Individual para realização do diagnóstico do SARS-CoV-2 em Montes Claros.