Conteúdo do Site Antigo

Diferencial das ações extensionistas de universidades em destaque na Unimontes

By DTI

May 10, 2016

– Fórum da região Sudeste acontece pela primeira vez em Montes Claros; pró-reitores enaltecem o valor da extensão para a academia –

“Este evento é de grande importância para a nossa universidade e para as outras instituições superiores do País. É um momento propício para uma profunda reflexão sobre o extraordinário trabalho de extensão das universidades brasileiras”. A afirmação foi feita pelo reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), ao abrir oficialmente o 47º Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior – Região Sudeste –, quarta-feira à noite. Com o tema “Os Desafios e Perspectivas para a Extensão Universitária”, o evento prossegue até esta sexta-feira (8/4), no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6 do campus-sede).

O encontro conta com a participação de representantes de 28 instituições de ensino superior de quatro estados brasileiros, incluindo algumas das maiores universidades do País como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O reitor João dos Reis Canela presidiu a solenidade de abertura ao lado do professor Fernando Arthur de Freitas Neves, presidente do Forproex Nacional e pró-reitor de Extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA), juntamente com a presidente do Forproex Sudeste, professora Dalva Maria de Oliveira Silva, pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Ele ressaltou que a Unimontes vem superando barreiras e tem conseguido avanços importantes, com destaque também na expansão das atividades de extensão. Enalteceu o trabalho da equipe da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade, comandada pela pró-reitora Jussara Maria de Carvalho Guimarães, a quem cumprimentou pelo empenho na realização do 47º Fórum em Montes Claros. “A nossa Pró-Reitoria de Extensão, mesmo com limitações, tem feito muito”, observou.

Por sua vez, o presidente do Forproex Nacional, Fernando Arthur cumprimentou a Unimontes por sediar o encontro. Ele destacou que o evento tem como uma das principais metas a valorização das atividades de extensão das universidades. “Temos que mostrar a riqueza da extensão”.

Logo após a abertura, foi proferida palestra por Luiz Felipe Nunes de Morais Ribeiro, diretor de Comunicação do Consórcio Intermunicipal Culturando – CIC. Ele falou sobre o funcionamento do CIC que abrange 17 municípios do interior de São Paulo e realiza a captação de recursos para o financiamento de projetos culturais, incluindo ações das universidades. Luiz Felipe abordou também o processo de captação de verbas junto a empresas por meio da Lei Cultural de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet.

O evento é preparatório para o 39º Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex), que será realizado entre os dias 11 e 14 de maio, no campus da Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Bernardo do Campo (SP).

A promoção é organizada pela Unimontes em parceria com o Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Governo de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes).

Na manhã desta quinta-feira, o encontro teve continuidade com as mesas redondas “Experiências e Diagnóstico da Realidade na Edição de Revistas de Extensão Universitária” (8h30) e “As Instituições Públicas e as Responsabilidades de Saberes e Práticas Culturais”