Conteúdo do Site Antigo

“Dia dos Geraes”: professora da Unimontes entre as agraciadas com medalha Maria da Cruz

By DTI

December 06, 2013

A administradora e professora Joelina da Conceição Alves de Almeida, assessora de Gestão Estratégica e Inovação da Universidade Estadual de Montes Claros, está entre as vinte pessoas agraciadas pelo Governo de Minas com a Medalha Maria da Cruz. A honraria será entregue neste domingo (08/12), às 10h, em Matias Cardoso (Norte de Minas), como parte das comemorações pelo “Dia dos Gerais”. O reitor João dos Reis Canela participa do evento.

Por meio do Decreto Estadual 45.649, de 18 de julho de 2011, Matias Cardoso se transforma por um dia, simbolicamente, na Capital do Estado de Minas Gerais. As Medalhas Maria da Cruz (para mulheres) e Matias Cardoso (para os homens) foram criadas em reconhecimento ao mérito cívico de pessoas que tenham contribuído para o desenvolvimento cultural, econômico e social do Norte do Estado.

Homenagem

Graduada pela Unimontes em Administração e especialista em Administração Pública e em Gestão Hospitalar, a professora Joelina da Conceição Alves de Almeida é atualmente assessora de Gestão Estratégica e Inovação da Unimontes. Ela já exerceu as funções de diretora administrativa e de superintendente do Hospital Universitário Clemente de Faria, no período de 2002/2010. “Estou emocionada e, ao mesmo tempo, honrada com a distinção, que reconhece o trabalho desenvolvido em favor da melhoria das condições de vida das pessoas e do engrandecimento da instituição”, pontuou Joelina.

DIA DOS GERAES – O Dia dos Geraes nasceu a partir de um trabalho do Movimento Catrumano, do qual a Unimontes é parceira. A iniciativa decidiu comemorar a data em 8 de dezembro, na cidade de Matias Cardoso, numa tentativa de marcar o reconhecimento do Norte de Minas como primeiro povoamento mineiro e de patrocinar uma revisão na história da fundação do Estado, que reconhece Mariana a primeira cidade de Minas Gerais.

A criação do Dia dos Geraes, que transforma a cidade de Matias Cardoso na terceira capital simbólica de Minas Gerais, foi aprovada pela Assembléia Legislativa, por intermédio da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 21/11).