“O trabalho dos professores é indispensável para o desenvolvimento real e verdadeiro de um povo”. A afirmação é do reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor João dos Reis Canela, ao enaltecer a importância da comemoração pelo Dia do Professor, 15 de outubro. Ele destacou a contribuição plena da categoria com o crescimento da instituição em todas as suas esferas.
“A Universidade Estadual de Montes Claros cumprimenta todo o seu corpo docente pela comemoração desta data magna do Dia do Professor. É certo que precisamos, diuturnamente, valorizar esta atividade de tamanha importância para o nosso Estado e para o nosso País. Expressamos a nossa gratidão pelo trabalho de todos os professores, que devem ser sempre valorizados pela luta em prol da educação de qualidade”, enfatiza o reitor.
De acordo com os dados da Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH) da Unimontes, atualmente, a instituição conta com 1.064 professores nos seus diversos departamentos. Eles atuam no campus-sede e nos demais campi nos municípios de Bocaiuva, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Pirapora, Salinas e São Francisco (Norte de Minas); Paracatu e Unaí (Noroeste do estado) e em Almenara (Vale do Jequitinhonha), além dos núcleos de Joaíma e Pompéu. A Universidade dispõe de 499 mestres, 285 doutores e 280 especialistas.
VALORIZAÇÃO
O reitor João dos Reis Canela destaca que a Unimontes, juntamente com os esforços para aprimorar as atividades do ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços, desenvolve ações para assegurar as melhorias para o seu corpo docente. “A nossa universidade tem implementado medidas que visam a valorização do seu corpo docente. Exemplo disso foi a realização do concurso público para professor de nível superior”.
Ele ressaltou que, com o concurso público, viabilizado graças ao apoio do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), a Unimontes aproxima do percentual de 75% de efetivação dos seus professores. “Este dado é altamente positivo para a Unimontes. Sabemos que uma universidade somente cumpre os seus propósitos e alcança seus objetivos com um corpo docente sólido e efetivamente vinculado a ela”, conclui João Canela.