Conteúdo do Site Antigo

Dia do Geógrafo é comemorado com debate e bate-papo

By DTI

May 29, 2012

“A Geografia é a minha vida. Tenho orgulho de ser professora de Geografia e expresso aqui que sempre me pautei em professores abnegados que, mesmo diante das dificuldades, lutaram pela qualidade do ensino e da excelência do curso”. Assim manifestou a vice-reitora da Unimontes, professora Maria Ivete Soares de Almeida, na manhã desta quarta-feira (30/05), durante um bate-papo promovido pelo departamento de Geociências em comemoração ao dia do Geógrafo (29/05). Também participaram do evento o chefe do departamento de Geociências, professor Antônio Maurílio Alencar Feitosa, a Pró-Reitora de Ensino, Anete Marília Pereira, além de professores e alunos do curso.

 

Na oportunidade, a vice-reitora destacou que o compromisso e a seriedade devem nortear as ações do profissional da Geografia: “A mensagem que transmito para os alunos é que não podemos nos desanimar diante das dificuldades e sim tê-las como incentivo. Devemos entrar para a sala de aula com ânimo e disposição, tendo orgulho da nossa profissão”. A vice-reitora aproveitou para agradecer o apoio que a gestão superior recebe dos integrantes do departamento de Geociências. Galeria de Fotos

Já a Pró-Reitora de Ensino, Anete Marília Pereira, enfatizou que o curso de Geografia da Unimontes tem lugar de destaque na instituição porque os professores e alunos entendem a proposta da graduação e são orgulhosos do que fazem. “Parabéns a todos que escolheram a Geografia, independente de seu campo de atuação, seja em órgão público, em sala de aula, ou, ainda, na área ambiental, pois a educação sempre é um investimento real e jamais devemos nos esquecer de nossa postura ética e compromissada com a seriedade”, observou a professora.

O curso de Geografia da Unimontes obteve conceito máximo na última avaliação do Exame Nacional de Avaliação de Desempenho (ENADE), sendo apontado como o quarto melhor curso do País e o segundo do Estado de Minas Gerais. O corpo docente é composto em sua maioria por mestres, além de vinte doutorandos e quatro doutores.

De acordo com o professor Antônio Maurílio já estão em andamento os processos de criação do mestrado próprio em Geografia, além de um curso de bacharelado. Atualmente, a graduação conta com oito turmas de alunos do 1º ao 8º período no campus de Montes Claros e outras quatro turmas no campus de Pirapora. A estrutura logística conta com cinco laboratórios: Geoprocessamento, Cartografia, Estudos Geográficos, Estudos Urbanos e Geologia.

Depois do bate-papo geográfico, os professores e alunos participaram de um café comemorativo no salão anexo ao auditório do CEAD (prédio 7). As comemorações pelo dia do Geógrafo foram realizadas também no campus de Pirapora, com debate sobre questões ambientais e apresentações artísticas.

Galeria de Fotos