O campus de Januária, onde são ministrados os cursos de Educação Física Letras/Inglês, Letras/Português e Pedagogia, foi palco para mais uma solenidade em comemoração aos 50 anos da instituição. A cerimônia aconteceu no auditório da unidade, no último dia 23 de abril, sendo presidida pelo reitor João dos Reis Canela, juntamente com a vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida. Participaram ainda a secretária municipal de Educação, Marilda Batista Chaves de Oliveira, pró-reitores e outros integrantes da gestão superior, além de vereadores, autoridades e convidados.
As atividades foram iniciadas com uma apresentação especial do Coral Universitário, sob a regência do maestro Waldir Pereira da Silva.
Na oportunidade, a Câmara Municipal realizou uma sessão solene em homenagem ao cinquentenário da Unimontes, tendo o presidente do Legislativo, vereador Hamilton Vianna, promovido a entrega de uma placa ao reitor João Canela em reconhecimento à contribuição da instituição ao desenvolvimento regional. Ele destacou ainda o empenho das lideranças locais para a implantação do campus.
A universidade também foi homenageada pela 17ª Superintendência Regional de Ensino com uma placa entregue pelo superintendente Alberth Willians Monção. A Universidade homenageou pessoas da comunidade que colaboraram com suas ações no município: o prefeito Maurílio Arruda (representado pela secretária de Educação), a Câmara Municipal (através de seu presidente), o ex-prefeito João Ferreira Lima e o ex-deputado Cleuber Carneiro, um dos subscritores da emenda que resultou na transformação da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM)
Ainda durante a solenidade, o reitor João dos Reis Canela enfatizou o significado especial da solenidade e destacou a importância das comemorações do jubileu de outo em todas as unidades da Unimontes: “a história da nossa instituição teve início na década de 60 em Montes Claros e, mais tarde, irradiou-se por todo o Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. Hoje, a universidade oferece dezenas de cursos de graduação, de pós-graduação lato sensu e de ensino a distância, além de nove metrados e um doutorado próprio e quatro doutorados interinstitucionais”.
Após a solenidade foi realizado o “Chá Poético Minas em Abril”, no pátio do campus, com apresentações musicais e recitais de poesia. Participaram professores e acadêmicos, além de alunos de escolas públicas e particulares do município.
Confira Galeria de Fotos