Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Debate destaca a necessidade de ampliar a formação do educador físico

A reestruturação curricular do curso de Educação Física e as estratégias para formação de um profissional mais qualificado foram discutidas nesta quarta-feira (22/2), na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Foi realizado o I Fórum de Discussão, com abordagem na Estrutura Curricular e Formação Profissional do Curso de Educação Física/Bacharelado, que teve como tema central “A Estruturação Curricular e a Formação Profissional”.

Realizado no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6 do campus-sede), o evento contou com a participação de professores e acadêmicos de todas as turmas (1º ao 8º período) do curso de Educação Física/Bacharelado. Em debate aberto, eles fizeram relatos de experiências e discutiram diversas ações que podem ser implementadas para a melhoria da qualidade do ensino e para a inserção dos futuros profissionais no mercado de trabalho.

O fórum foi uma iniciativa do Núcleo Docente Estruturante (NDE), do curso de Educação Física/Bacharelado, sob organização da professora Claudiana Donato Bauman, também coordenadora pedagógica do curso. Um dos temas em discussão foi o encaminhamento dos acadêmicos para estágios e quais ações que contribuem para a melhoria da formação profissional e facilitam a entrada no mercado de trabalho do educador físico.

ATUAR BEM NO MERCADO

O professor Paulo Eduardo Gomes de Barros, que atua no curso de Educação Física e também é pró-reitor adjunto de Extensão da Unimontes, destacou a importância do evento para a melhoria do ensino e a garantia da inserção dos profissionais no mercado de trabalho. “O objetivo da discussão é assegurar a formação de um profissional que, além de habilitado, tenha competência suficiente para atuar no mercado”, observou Paulo Eduardo.

Ele salientou que, durante o encontro, foram discutidas questões como a flexibilização curricular, o processo de designação de professores e a reestruturação curricular. Uma das propostas apresentadas é que, ao serem encaminhados para estágios em clubes recreativos, por exemplo, os acadêmicos trabalhem com as diversas atividades relacionadas às disciplinas do curso de Educação Física.

Conforme o pró-reitor adjunto, todas as discussões e sugestões feitas durante do fórum serão avaliadas pelos integrantes do Núcleo Docente Estruturante do curso. Na sequência, serão encaminhadas propostas ao Departamento de Educação Física, visando a implementação das medidas voltadas para a melhoria do curso.