Conteúdo do Site Antigo

De Robótica à Zumba, oficinas e atividades culturais oferecem o melhor no Festival de Inverno em Grão Mogol

By DTI

July 22, 2016

Conteúdo vasto com troca de conhecimento. A programação sociocultural do Festival de Inverno de Grão Mogol/2016 oferece oportunidade para que os acadêmicos da Unimontes possam transformar em ações o conhecimento adquirido nos cursos de graduação. Isso ocorre especialmente em oficinas dirigidas a alunos – e também professores – da educação básica, quando os universitários trabalham temáticas associadas ao cotidiano da comunidade de Grão Mogol, cidade a 141 km de Montes Claros, no Norte de Minas, que recebe o Festival de Inverno pelo terceiro ano consecutivo. 

Boa parte das atividades é oferecida a estudantes do ensino médio da Escola Estadual Professor Bicalho. As demais, como iniciação à prática da Capoeira, Maculêlê e de Dança Afro, acontecem na Casa da Cultura.

Além dessas, que contaram diretamente com a participação de acadêmicos da Unimontes e da Facit, técnicos do Sebrae e do Sesc também ofereceram oficinas com temas bem pertinentes ao dia a dia dos cidadão e que se destacam no contexto regional, como “Aprimoramento e Desenvolvimento de Negócios” e os projetos “Roda de Conversa”, “Cultura em toda a parte – Nosso gingado: a Dança na cultura popular Brasileira” e “Dança Popular”, respectivamente. 

Dentro do contexto da inovação escolar, acadêmicos de Letras/Inglês, Engenharia de Sistemas e do curso de pós-graduação em Supervisão e Inspeção Escolar da Unimontes apresentaram a 23 professores as temáticas do “Gamification” e “Minecraft”, práticas já disseminadas na Universidade a partir do Núcleo Educar. “Apesar de o tempo ser bem corrido e do conteúdo ser vasto, foi uma experiência marcante pra gente. Ficamos felizes em apresentar a proposta inovadora aos professores em Grão Mogol”, comentam os acadêmicos Juliana Moreira Marques, Jéssica Karine Pereira, Antônio Carlos Costa Júnior e Lucas Ramon Gomes Ribeiro. 

Com opções interativas e liberdade para a criação, os alunos da educação básica puderam se revezar nas oficinas de Artes, Produção de Texto, Prevenção às DSTs, Alimentação Saudável, Cidadania e Cinema, esta última com direito a com bate-papo sobre o curta-metragem “O Diálogo do Crack”, com o poeta, agitador cultural e servidor da Unimontes, Adilson Cardoso – premiado na Mostra de Curtas de Montes Claros. Como parte da programação, duas grandes novidades para os jovens de Grão Mogol também foram realizadas na Escola Professor Bicalho: as oficinas de Zumba e Robótica. 

Na primeira opção, dezenas de alunos “chacoalharam os esqueletos” no ginásio da escola e saíram satisfeitos por terem aprendido um novo ritmo. Os problemas matemáticos, de programação e raciocínio lógico propostos por acadêmicos da Facit, parceira na realização do Festival, desafiaram os alunos interessados em robótica, que participaram de gincana com premiação para os melhores condutores dos treinados robôs. Cada “brinquedo” desse feito de precisamente com peças de lego custa no mínimo R$ 10 mil.  

Organizado pela Universidade Estadual de Montes Claros e pela Prefeitura de Grão Mogol, com o apoio de 13 municípios do entorno do Lago da Usina Hidrelétrica de Irapé, o Festival de Inverno chega à terceira edição consecutiva, com projeção de reunir cerca de 40 mil pessoas até o próximo domingo, último dos seis dias de atividades. Paralelamente, acontece o III Festival da Canção, com premiação recorde de R$ 15 mil. 

Também são parceiros na realização do evento a Associação Cultural Renascer, Sesc, Senai, Sebrae, Governo de Minas Gerais, Facit, ONG OVive, Água Mineral Grão Mogol e Instituto Federal do Norte de Minas Gerais.