Conteúdo do Site Antigo

Das janelas do Casarão, Coral promove o resgate de músicas regionais

By DTI

August 17, 2011

A apresentação do Coral Universitário, sob a regência do professor Waldir Pereira da Silva, abriu oficialmente a programação cultural do projeto “A Gosto da Unimontes”, na noite dessa terça-feira (16), no Casarão da Fafil, em Montes Claros. A apresentação aconteceu das janelas do prédio, datado de 1889, no centro histórico, com repertório de canções folclóricas de músicos e compositores regionais. A parte musical do projeto terá sequência nesta quarta-feira (17), todos os dias, até o encerramento do projeto – domingo (21).

“Estou orgulhosa em ver esse trabalho, que mostra como é a riqueza musical produzida na Unimontes”, afirmou a aposentada Maria Cardoso, que esteve ao lado de professores, estudantes, profissionais da arte e cultura acompanhando os cerca de 90 minutos da apresentação. O reitor João dos Reis Canela e a vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida também prestigiaram a abertura da programação musical do projeto.

SARAU

A professora Dóris Araujo abriu o evento com a interpretação da poesia “Sobradão”, do escritor montes-clarense João Vale Maurício (in memoriam). Em seguida, o Coral da Unimontes iniciou um sarau, com acompanhamento do acadêmico Thiago André Souza Ferreira, do 6º período do curso de Artes/Música. Dentre as músicas marcantes do folclore mineiro foram resgatadas as obras “Peixe Vivo” e “Luar do Sertão”, além das canções brasileiras “A Embolada do Norte: Cabôca de Caxangá”; “Melodia sentimental”, “Quem sabe?”, “Serenata”

Também foram apresentadas as modinhas imperiais: “Hei de Amar-te até Morrer”; “A Modinha”; “Lua Branca” – de Chiquinha Gonzaga; “Amo-te muito” – do poeta João Chaves, e, no encerramento, “Montes Claros Montesclareou”, composição de Tino Gomes e Georgino Júnior

PROGRAMAÇÃO MUSICAL

Como parte da programação musical do “A Gosto da Unimontes”, nesta quarta-feira (17), haverá a apresentação da Camerata de Violões, às 17 horas. No dia seguinte, às 19h30, o grupo Roda de Choro se apresentará no Casarão da Fafil. Já na sexta-feira (19), duas atrações para o público em geral: Aviando Alegria e a Seresta Idade da Prata, às 18 e 19 horas, respectivamente.

No penúltimo dia do projeto, a Camerata de Violões volta a se apresentar no prédio, às 10 horas. Ainda no sábado, show com os Acadêmicos do Samba, às 20 horas. E no domingo, dupla atração com o Grupo de Dança Compassos e os Acadêmicos do Samba, 18 e 20 horas, respectivamente.

Confira mais fotos da apresentação