Conteúdo do Site Antigo

Cursos do Pronatec atendem mais 780 alunos em 11 municípios do Norte de Minas

By DTI

August 04, 2016

Foram iniciadas as atividades dos cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) oferecidos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) pela Escola Técnica de Saúde, do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) – vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A iniciativa atende 12 municípios do Norte de Minas de forma gratuita. Nesta nova etapa, o programa conta com 780 alunos.

As atividades foram iniciadas nos dias 18 de julho e primeiro de agosto em Montes Claros e também nos municípios de Bocaiuva, Brasília de Minas, Janaúba, Japonvar, Lontra, Manga, Pirapora, Salinas, São Francisco, São João da Ponte e Varzelândia. São ministrados os cursos de “Cuidador de Idoso”, “Assistente Administrativo”, “Agente de Combate às Endemias”, “Recepcionista em Serviços de Saúde”, “Assistente de Recursos Humanos” e “Bovinocultor de Corte”.

>> GALERIA DE FOTOS

CIDADES E CURSOS

Em Montes Claros, são oferecidos na sede do CEPT/Unimontes os cursos de Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Assistente Judiciário e Cuidador de Idosos. Os cursos têm a seguinte distribuição por cada cidade: Japonvar (Agente de Combate às Endemias), São João da Ponte (Assistente Administrativo e Assistente de Recursos Humanos), Varzelândia (Agente de Combate às Endemias e Assistente Administrativo) e Pirapora (Agente de Combate às Endemias, Assistente Administrativo e Assistente de Recursos Humanos).

E ainda: Lontra (Assistente Administrativo), Manga (Assistente Administrativo), Bocaiuva (Combate às Endemias e Assistente Administrativo), São Francisco (Agente de Combate às Endemias e Assistente de Recursos Humanos), Salinas (Assistente de Recursos Humanos), Brasília de Minas (Agente de Combate às Endemias, Assistente Administrativo e Recepcionista em Serviços de Saúde) e Janaúba (Assistente de Recursos Humanos e Bovinocultor de Corte).

As capacitações têm cargas horárias que variam entre 160 e 240 horas/aula nos horários matutino, vespertino e noturno. As atividades acontecem nos campi da Unimontes e em escolas públicas, a partir da parceria com as prefeituras. O programa tem como coordenadora a professora Kátia Maia enquanto a coordenadora adjunta é a professora Renata Nobre.

Entre outubro de 2015 e agosto de 2016, os cursos do Pronatec oferecidos pela Escola Técnica de Saúde/CEPT Unimontes contaram com 1,7 mil alunos em 15 municípios, ampliando as oportunidades educacionais dos trabalhadores por meio de incremento da formação profissional.