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Cursos de Licenciatura da Unimontes discutem a reformulação político-pedagógica

By DTI

August 22, 2017

As licenciaturas da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) passarão por uma série de mudanças em seus Projetos Político-Pedagógicos (PPPs). O objetivo é a adequação dos cursos à Resolução 02/2015, do Conselho Nacional de Educação (CNE), que estabelece as novas “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada em Nível Superior” – de Profissionais do Magistério para a Educação Básica.

O documento define princípios, fundamentos, dinâmica formativa e procedimentos a serem observados nas políticas, na gestão e nos programas e cursos de formação, bem como no planejamento, nos processos de avaliação e de regulação das instituições de educação que as ofertam.

O assunto é discutido na série de eventos “Licenciaturas em Movimento”, promovida pelo Centro de Ciências Humanas (CCH) da Unimontes. Na manhã desta terça-feira (22/8), o projeto teve continuidade com a realização de uma reunião com os coordenadores de cursos de Licenciatura. Na oportunidade, foi definida uma agenda de trabalhos para a reformulação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, com alcance, ainda, nas discussões para a flexibilização curricular.

A pró-reitora adjunta de Ensino da Unimontes, professora Francely Aparecida dos Santos, salienta que a Universidade, juntamente com a diretoria do CCH e coordenadores de cursos – e com o apoio dos professores –, adota todas as providências para a reformulação dos projetos dos cursos de licenciatura, “dentro do cenário da educação brasileira”. Ela destaca que o objetivo é o fortalecimento da qualidade do ensino oferecido pela instituição.

AGENDA DE TRABALHOS

Por sua vez, a diretora do Centro de Ciências Humanas, professora Marileia de Souza, informa que foi elaborada uma agenda de trabalhos para a implementação das mudanças dos projetos político-pedagógicos dos cursos até junho de 2018, conforme estabelece a Resolução 02/2015, do Conselho Nacional de Educação. “As mudanças a serem implementadas nos cursos de licenciatura também vão levar em conta a reforma do ensino médio”, disse.

As propostas também serão elaboradas a partir de demandas da própria comunidade acadêmica da Unimontes. Para isso, foi elaborado um questionário, com diversas perguntas respondidas pelos professores e alunos relacionadas à estrutura curricular dos cursos de licenciatura e quais são as sugestões para a melhoria das atividades e da qualidade do ensino na universidade.

Conforme a agenda de trabalho definida, os dados da consulta junto à comunidade acadêmica deverão ser tabulados até 15 de setembro de 2017. As discussões têm prosseguimento com o envolvimento de diversas instâncias e colegiados de cursos da universidade. As mudanças serão apresentadas no IV Congresso Ciências Humanas em Movimento, previsto para abril de 2018.