Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Tecnologia em Gestão do Agronegócio

Distribuição de vagas:
Tecnólogo - Janaúba
35 Vagas anuais

Curso Presencial
(Organização modular na oferta de disciplinas no Campus de Paracatu)

Contato da Coordenação Janúba
Email: coord.gestaoagronegocio@unimontes.br
Coordenação: Prof. DSc. Luiz Henrique Arimura Figueiredo

Novas ofertas de vagas – Ingressantes
Janaúba - Tecnólogo - Noturno - 1 semestre

Tecnologia em Agronegócios

A medida que se moderniza, a empresa agroindustrial passa a enfrentar desafios gerenciais ainda mais demandantes do que os encontrados em outras atividades econômicas. A produção de matérias-primas agropecuárias, seu processamento e sua distribuição são atividades dificultadas por uma série de fatores peculiares. Por seu caráter biológico, matérias-primas agroindustriais apresentam alta perecibilidade, variabilidade e sazonalidade, propriedades que são, algumas vezes, transferidas para os produtos finais. Outros desafios são representados pela intensa ação regulamentadora do governo no setor, pela acirrada concorrência internacional em alguns de seus segmentos, e pela necessidade de se atender a um mercado consumidor cada vez exigente. Todos esses desafios elevam a demanda de quadros gerenciais melhor preparados, ao contrário do que se verifica hoje nos Estados Unidos da América e em alguns países europeus, onde essa necessidade está sendo atendida elo surgimento de programas especiais de formação de profissionais de Agribusiness Management, enquanto as iniciativas nacionais na área são ainda limitadas.
O Curso Superior de Tecnologia em gestão do agronegócio representa uma modalidade de educação que possibilita atender as necessidades regionais, auxiliando o desenvolvimento regional e promovendo, consequentemente, um profissional habilitado para planejar, organizar e administrar as propriedades rurais com atividades agropecuárias e agroindustriais. A educação tecnológica oportuniza ao cidadão o ingresso no mercado de trabalho evitando exclusão social e melhoria na qualidade de vida como forma de melhoria e aperfeiçoamento pessoal e profissional, associados a tantos outros aspectos de formação cultural, social, de lazer, ambiental.

O Profissional e o Mercado de Trabalho

O Tecnólogo em Agronegócio estará apto para atuar em toda a cadeia industrial, permitindo aumentar a eficiência do mercado de insumos agropecuários, produção agropecuária, processamento industrial e distribuição. Este Profissional poderá exercer atividades em qualquer empresa ou organização do agronegócio como profissionais capacitados para atuar nas relações entre empresas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações, atuar preventivamente, transferir e gerar conhecimentos, com uma visão ampla de toda a cadeia de produção envolvendo os mais diversos setores como: economia, mercado, finanças, administração, contabilidade e pesquisa operacional, além de aplicações práticas modernas de gerenciamento e controle do Agronegócio.