Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Curso de Tecnologia em Agronegócio reforça interação com a cadeia produtiva do Noroeste de Minas

O aprimoramento e a atualização do conhecimento, com a realização de pesquisas voltadas para a melhoria da produção e dos negócios no campo no Noroeste Mineiro. Este é um dos principais objetivos do curso de Tecnologia em Agronegócio, ministrado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no campus de Paracatu. A coordenação do curso também incentiva a participação dos alunos em eventos, como no Seminário de Tendências do Agronegócio, um dos principais do gênero no interior do País.

O professor Hugo Tiago Ribeiro Amaro salienta que o corpo docente do curso de Tecnologia em Agronegócio desenvolve um trabalho permanente de apoio à participação dos alunos em eventos. Além de encontros, eles participam de seminários, feiras e dias de campo. Atualmente, o curso conta com 50 alunos em três turmas.

“O encontro foi de grande relevância para a integração do curso com o ambiente agropecuário do Noroeste do Estado”, acrescenta o professor, ao destacar que diversos temas associados à melhoria do setor em Paracatu e região e que fazem parte do campo de estudo do curso da Unimontes foram debatidos, dentre os quais “Governança para o Agronegócio”, “Sustentabilidade – Gestão de Recursos Hídricos”, “Mercado Agrícola no Cenário de Instabilidades” e “Futuro do Agronegócio”.

Realizado ao final de agosto, o seminário contou com a participação do ex-ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli, que ministrou a palestra “O Perfil do Agronegócio do Noroeste Mineiro”. Outro ponto de destaque foi a produção com responsabilidade social e ambiental e a integração dos agentes da cadeia produtiva.

GRUPO DE PESQUISA

No âmbito do curso de Tecnologia em Agronegócios da Unimontes em Paracatu, foi criado o Grupo de Pesquisa em Agropecuária (Geagro). Coordenado pelo professor Luiz Henrique Arimura Figueiredo, o grupo de estudos conta com a participação dos professores Edson Marcos Viana Porto e Hugo Tiago, do Departamento de Ciências Agrárias.

“Contamos com a participação de alunos bolsistas de iniciação científica e estágios voluntários, que apresentarão os trabalhos durante o 11º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (Fepeg)”, acrescenta o professor Hugo.

Segundo ele, estão em andamento dois projetos de pesquisa voltados para o incremento do agronegócio no Noroeste do estado, região que se destaca na produção de grãos em Minas Gerais e no País. A primeira delas é a pesquisa de “Avaliação Agronômica e Desempenho Fisiológico de Sementes de Cultivares de Feijão Caupi no Noroeste de Minas Gerais”, coordenada pelo professor Hugo. Outro estudo implementado pela Unimontes no campus de Paracatu tem como tema “Desenvolvimento Inicial de Diferentes Espécies Forrageiras em Função da Profundidade de Semeadura”, coordenado pelo professor Edson Porto.