Conteúdo do Site Antigo

Curso de Odontologia divulga trabalho especial de empréstimo de instrumentos

By DTI

September 30, 2015

Os alunos de baixa renda matriculados no curso de Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) recebem um importante auxílio para o desenvolvimento das atividades práticas: o empréstimo gratuito de instrumentos. A ajuda é oferecida por intermédio do Banco de Instrumentais Odontológicos (BIO), criado no âmbito do curso – vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).

A iniciativa extensionista foi mostrada durante o 9º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (Fepeg) da Unimontes, realizado no período de 23 a 26 de setembro. Além de apresentar o trabalho para a comunidade acadêmica, a exposição teve como objetivo a busca de novas doações para o projeto, criado há dois anos na Universidade.

O projeto é mantido graças à participação de colaboradores, que fazem as doações dos equipamentos. O BIO viabiliza o empréstimo de instrumentais odontológicos, que possibilitam aos acadêmicos desenvolver o aprendizado prático e realizar os procedimentos nos pacientes.

TEMPO DE EMPRÉSTIMO

São atendidos cerca de 20 alunos de baixa renda matriculados no curso de Odontologia. Eles recebem os empréstimos dos instrumentos a partir do terceiro período, quando iniciam as atividades práticas. Os equipamentos são emprestados por seis meses e pode ser feita a renovação por igual período. Os trabalhos são coordenados pelos professores Eduardo Brandão, Elizabeth Martins Antunes, Mânia de Quadros Coelho e Simone Mello, contando também com a participação de acadêmicos.

Uma das envolvidas no projeto, Raiane Soares Maia, do 5º ano de Odontologia, lembra que no início de cada semestre é publicado um edital sobre os instrumentos odontológicos disponíveis para o empréstimo. “A partir do edital, é feita a escolha dos alunos selecionados para a cessão do material durante seis meses”. Raiane lembra ainda que a iniciativa também contribui para que os acadêmicos possam realizar o atendimento a pacientes de baixa renda, assistidos nas clínicas odontológicas da Unimontes, instaladas no prédio 6 do campus-sede.

Os estudantes de Odontologia recebem um “manual do acadêmico”, com as informações sobre a conservação dos instrumentos. Entre outras recomendações, consta que “ao final de cada semestre, o instrumental disponibilizado deverá ser entregue para conferência”. A não devolução poderá acarretar em punições para o aluno.

Durante o 9º Fepeg, a equipe do projeto reforçou a campanha sobre as doações para Banco de Instrumentais Odontológicos. Os equipamentos doados podem ser entregues na sede do BIO, que funciona na sala 110 do prédio 6 do campus-sede.