Visita à área da nascente foi documentada ao final de março (Alex Sezko)

Conteúdo do Site Antigo

Curso de Geografia organiza exposição de fotos que compara trechos do Rio Vieiras

By DTI

May 06, 2014

Acadêmicos do curso de Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros organizaram uma exposição fotográfica para identificar como é o processo de degradação do Rio Vieiras, um dos principais mananciais do município – e afluente do Rio Verde Grande (uma das sub-bacias do Rio São Francisco). Aspectos da vegetação na área também são destacados.

Entre março e abril, os universitários realizaram visitas técnicas na região da nascente e na área urbana para os registros, que agora são comparados nesta mostra de imagens. A exposição teve início na noite dessa segunda-feira (05/05), no hall do prédio 2, no campus-sede da Unimontes.

A professora Gildette Soares Fonseca é a coordenadora da exposição, que faz parte das atividades da disciplina “Biogeografia”. As fotografias foram feitas por 22 alunos do 7º período do curso e 59 imagens foram selecionadas para a mostra.

“Visitamos a área de nascente ao final de março. Ali deveria ser uma área de preservação, mas por causa da visitação irrestrita há vários pontos de degradação”, explica a professora. Segundo ela, durante a visita, os alunos tiveram que recolher o lixo exposto ao redor da nascente: principalmente garrafas e sacolas plásticas – e até pneus.

“As pessoas associam o rio a sua parte urbana, que foi canalizada e apresenta um grau de poluição e degradação, mas é preciso que conheçam a sua nascente, com águas limpas e cachoeiras e que façam parte do trabalho de conscientização para preservá-la”, concluiu a professora, que atualmente cursa o doutorado em Tratamento da Informação Espacial, pela PUC-Minas.

Os trabalhos dos acadêmicos na área da nascente será permanente, com visitas periódicas para diagnóstico e coleta de dejetos.

SERVIÇO

Exposição fotográfica Rio VieirasLocal: hall do prédio 2 – campus-sedePeríodo: até sexta-feira (9 de maio)Horários: 7 às 22 horasInformações: departamento de Geociências – (38) 3229-8238