Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Curso de Direito com alto índice aprovação no “Exame de Ordem”

Aprovadas no Exame da OAB as acadêmicas Sara Fernandes, Daniella Barbosa, Marcela de Souza, Emanuelle Gonçalves e Camila Câmara com o professor e juiz Marcos Antônio Ferreira (Fotos: Ítalo Santos)

Mais uma vez, os acadêmicos do curso de Direito da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) se destacam no “Exame de Ordem”, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), cuja aprovação é requisito para a obtenção da carteira da entidade e para o exercício da profissão de advogado. De um total de 62 acadêmicos de Direito (nono e décimo períodos) da Unimontes que fizeram o XXVIII de Exame de Ordem, 53 foram aprovados, com um êxito de 86,6%.

O chefe do Departamento de Direito Publico Adjetivo da Unimontes, professor Marcos Antonio Ferreira, lembra que o desempenho no teste da OAB é uma grande conquista para a universidade. “O índice de aproveitamento do curso de Direito da Unimontes na prova da OAB, superior a 85%, está acima dos percentuais alcançados pelos cursos de Direito das melhores universidades brasileiras”, enfatiza Marcos Antônio, que também é juiz titular da Segunda Vara de Família de Montes Claros.

Ele destaca que o êxito no Exame de Ordem é compartilhado com todos os professores, acadêmicos e egressos do Curso de Direito, vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). “O resultado foi altamente positivo, comprovando o nível de excelência do nosso curso de Direito’, afirma o magistrado. “O alto índice de aprovação no exame da OAB também demonstra que os alunos de Direito da Unimontes são diferenciados e que estão preparados para o mercado de trabalho”, completa o professor Marcos Antônio.

Alan Davidson, entre os
aprovados da Unimontes

O desempenho na prova da OAB é comemorado pelos acadêmicos de Direito da Unimontes, que, diante do bom resultado, se sentem mais preparados para o exercício da profissão. “A nossa turma teve um índice de aprovação de 98% no Exame de Ordem. Agradecemos pelo suporte oferecido pelos professores e pela estrutura pedagógica do curso. A universidade e o corpo docente contribuíram de forma essencial para esta conquista”, afirma Alan Davidson Gomes Fonseca, do 10º período de Direito noturno, um dos aprovados no teste da OAB.

A acadêmica Marcela de Souza Pereira, do 9º período de Direito matutino, também aprovada no exame de ordem, lembra da união e da dedicação dos alunos na preparação para o teste. “A princípio, tivemos receio; certo medo. Mas, depois que fizemos a primeira etapa das provas, percebemos que a gente tinha uma base muito forte. Após a segunda etapa, todo mundo ficou muito feliz com o resultado”, relata Marcela.

A futura profissional também ressalta a qualidade do ensino da Unimontes. “No exame de ordem, é feito um teste de conhecimentos. Tivemos uma base muito boa no curso. Esse aspecto foi decisivo para a nossa aprovação”, avalia Marcela Pereira, que pretende tentar concurso para a carreira de advogado na Defensoria Pública.

Outra vitoriosa no Exame de Ordem foi Sara Fernandes Neves de Almeida Resende, do 9º período, que ressalta a aprovação no teste da OAB como mais uma etapa vencida no processo de graduação em Direito e de busca do mercado de trabalho. “A aprovação na prova da OAB na primeira tentativa é algo muito significativo. O bom resultado no Exame de Ordem mostra como é elevado o nível do ensino de Direito na Unimontes. Demonstrou também o alto nível dos alunos e dos professores que colaboraram conosco ao longo de todo o curso”, observa a acadêmica.

Sara Almeida lembra que a preparação para os testes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) exige dedicação dos alunos, contribuindo com a formação dos futuros profissionais. “Um dos objetivos da prova da OAB é preparar os futuros advogados para o mercado de trabalho. A aprovação nos oferece a possibilidade para que a gente possa avançar mais”, diz Sara, que pretende atuar como advogada na área penal.