O curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que completou 50 anos em 2023, foi homenageado nesta quarta-feira (27/3), em audiência da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião, requerida pela deputada Lohanna, ocorreu no Plenarinho II. Na ocasião, também foi debatida a importância do curso para a região e para o País.
Durante o encontro, o reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago e a Coordenadora do Curso de Economia da Unimontes da Unimontes, professora Ilva Ruas Abreu receberam diplomas referentes a votos de congratulações da @assembleiademinasAutorizado pelo Decreto Federal nº 70.382 de 11/04/72 e implantado em julho de 1972. As aulas eram na Faculdade de Administração e Finanças (Fadec), que também abrigava os cursos de Administração e Ciências Contábeis.
O Departamento de Economia atualmente é composto por 23 professores e atende cerca de 250 alunos. Segundo o requerimento da audiência pública, é o único curso de economia da região e tem importância nacional.
Presentes na audiência as deputadas estaduais: Beatriz Cerqueira (presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia), Macaé Evaristo (vice-presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia) e Lohanna (Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia); da Unimontes os professores: Claudiana Aparecida Leal de Araújo (diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas-CCSA); Sara Gonçalves Antunes de Souza e Marcos Fábio Martins de Oliveira (representantes dos Docentes); Paula Margarita Andrea Cares Bustamante (chefe do Departamento de Economia); a presidente – Conselho Regional de Economia de Minas Gerais – 10ª Região, Valquíria Aparecida Assis e Allan Silveira dos Santos (egresso do curso de Economia da Unimontes).