O Centro de Pesquisa e Documentação Regional (Cepedor), da Universidade Estadual de Montes Claros, é o ponto de partida para uma pesquisa comparativa entre o perfil da área urbana de Montes Claros no início do Século XX e o cenário atual, a partir de fotografias. O trabalho envolve 33 alunos entre 8 e 11 anos do ensino fundamental da Escola Estadual Doutor Mário Tourinho, que fizeram a primeira visita ao local na última semana (dia 3) para conhecer o acervo de imagens históricas do município, dentre outros materiais antigos administrados pelo Centro.
A visita foi acompanhada pelo diretor de Documentação e Informações da Unimontes, Humberto Velloso Reis, e os estudantes se mostraram entusiasmados com o novo espaço de preservação da história e da cultura de Montes Claros. Ele salientou que “a Universidade disponibiliza o local, também, para os estudantes do ensino médio, oferecendo-lhes a oportunidade de conhecer e preservar a história”.
Supervisora pedagógica, Jaqueline Cataluna frisa que o projeto com os alunos da Escola Doutor Mário Tourinho, no Bairro Monte Alegre, permitirá conhecer com maior detalhes de como foram os avanços na cidade, entre projetos e construções. Para a professora Patrícia Magalhães, que coordenou a visita das 33 crianças, o trabalho ajudará a entender como aconteceram as transformações do espaço.
Missão
O Cepedor tem como finalidade principal a missão de preservar a história do município. Vinculado à Diretoria de Documentação e Informações (DDI), o Centro dispõe de edições de jornais antigos e documentos da administração pública e de processos criminais que tramitaram no Fórum Gonçalves Chaves desde o século XVIII até a década de 1990. Possui, ainda, um acervo de fotografias antigas da universidade e de Montes Claros em exposição permanente.
ServiçoCentro de Pesquisa e Documentação RegionalEndereço: Rua ngelo de Quadros, 1057, bairro São JoséHorário de funcionamento: 7h30 às 17h30 (segunda à sexta-feira)Telefone: 38 3229-8595E-mail: cepedor@unimontes.br