Notícias simples

Covid-19: Unimontes repassa respirador pulmonar para o Hospital Municipal de Mirabela

By Ascom Unimontes

July 28, 2020

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) oficializou, nesta terça-feira (28/7), o repasse do respirador pulmonar ao Hospital Municipal São Sebastião, vinculado à Prefeitura de Mirabela (Norte de Minas), como forma de ajudar as ações do Governo de Minas Gerais na assistência ao tratamento de infectados do Novo Coronavírus (Covid-19). O aparelho pertence ao Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF/Unimontes) e foi entregue pelo reitor, professor Antonio Alvimar Souza, em encontro com o prefeito Luciano Rabelo, equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Mirabela, vereadores e a direção do Hospital São Sebastião. Todas as medidas de segurança no distanciamento das pessoas foram observadas, assim como o uso de máscaras.

“A função da Universidade é reverter à comunidade o conhecimento produzido, em ações de ensino, pesquisa e de extensão. E, neste momento de pandemia, a prestação de serviços, especialmente na saúde, é outra prioridade essencial. Estamos satisfeitos em servir, em atender à comunidade de Mirabela”, destacou o professor Antonio Alvimar Souza. O reitor fez uma breve apresentação sobre a representatividade do HUCF para o Norte de Minas, com o alcance direto a cerca de 1,3 milhão de pessoas, de 89 municípios – e até mesmo do Sul da Bahia.

“O Hospital Universitário, único 100% SUS na região, é a nossa grande sala de aula, com diversos fluxos, dentre os quais o atendimento de mais de 250 pessoas, diariamente, em seu Pronto-Socorro nas mais diversas especialidades. E uma tarefa importante de uma universidade pública é servir; repartir. Estamos abertos às parcerias, tanto no suporte como na capacitação. Precisamos desenvolver o sensibilidade social, para incluir as pessoas, sem nenhuma exceção”, discorreu o reitor.

AGRADECIMENTO

O prefeito de Mirabela, Luciano Rabelo, fez um agradecimento público aos envolvidos. “Toda gratidão da comunidade de Mirabela. Hoje é um dia especial não só para o município, mas para toda a região que depende dos serviços hospitalares que oferecemos. A partir de agora estamos preparados para este atendimento específico, com mais eficiência”, pontuou. Da mesma forma se posicionou o vice-prefeito Jorge Carlos Veloso, o Jorge da Emater, ao considerar que a pandemia deixará uma missão. “Aprendemos uma nova maneira de trabalhar, com cuidado especial, buscando melhorias para o cidadão”.

A coordenadora de Núcleo de Rede, Charlene Souto, avalia a chegada do equipamento repassado pela Unimontes como um alívio na assistência aos usuários. “Buscamos um respirador para aquisição e não conseguimos. Em alguns lugares, preços exorbitantes; outros sem estoque. E já estávamos quase desistindo quando surgiu a possibilidade de procurar a Unimontes e formalizar esta parceria”, garantiu.

Visita ao Hospital Municipal São Sebastião, em Mirabela

ESTRUTURA

O Hospital Municipal São Sebastião conta com 30 leitos, com atendimento nas especialidades de ortopedia ambulatorial, pediatra, cirurgia geral, obstetrícia, endoscopia, ultrassonografia e radiologia. Neste momento de pandemia, a demanda de urgência/emergência é de 609 pessoas/mês. Antes do cenário de Covid-19, a média mensal era de 1,9 mil atendimentos. Os investimentos são da ordem de R$ 400 mil com recursos próprios do município.

A prefeitura criou na unidade hospitalar a “Ala Covid”, com oito leitos. Já registrados até aqui seis atendimentos específicos, com um caso positivo confirmado; dois ainda aguardam exames e os demais foram descartados. Em Mirabela, no total, foram testados positivos 20 casos, sendo que 15 pessoas já estão curadas. Há quatro ativos.

Otávio Braga, Charlene Souto, assessor Simão Paula, médico João Robinson, Carlos Pereira, prefeito Luciano Rabelo, assistente social Geysiane Dantas, reitor Antonio Alvimar, vice-prefeito Jorge Carlos e vereador Alex Pansa (Fotos Marcos Ruas)

Segundo o diretor do Hospital São Sebastião, Deivison da Costa Santos, a área referente ao atendimento para a Covid-19 agora está completa. “Temos os profissionais, as barreiras, eletrocardiograma, monitores, aspiradores, bombas de infusão, em sintonia com as normas técnicas das autoridades de saúde”, garantiu.

MAIS PARCEIROS

O assessor especial de Gestão Estratégica da Unimontes, Otávio Braga, lembrou que, como referência em atendimento exclusivo via SUS na área compreendida entre Belo Horizonte e Vitória da Conquista/BA, o HUCF já atendeu a mais de 25 hospitais da região no repasse de equipamentos, somente no período de pandemia. A medida, em parceria com o Governo do Estado, faz parte do Programa Universidade de Portas Abertas. (Com informações da jornalista Andréia Fróes, da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Mirabela).