A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) oficializou, nesta terça-feira (28/7), o repasse do respirador pulmonar ao Hospital Municipal São Sebastião, vinculado à Prefeitura de Mirabela (Norte de Minas), como forma de ajudar as ações do Governo de Minas Gerais na assistência ao tratamento de infectados do Novo Coronavírus (Covid-19). O aparelho pertence ao Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF/Unimontes) e foi entregue pelo reitor, professor Antonio Alvimar Souza, em encontro com o prefeito Luciano Rabelo, equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Mirabela, vereadores e a direção do Hospital São Sebastião. Todas as medidas de segurança no distanciamento das pessoas foram observadas, assim como o uso de máscaras.
“A função da Universidade é reverter à comunidade o conhecimento produzido, em ações de ensino, pesquisa e de extensão. E, neste momento de pandemia, a prestação de serviços, especialmente na saúde, é outra prioridade essencial. Estamos satisfeitos em servir, em atender à comunidade de Mirabela”, destacou o professor Antonio Alvimar Souza. O reitor fez uma breve apresentação sobre a representatividade do HUCF para o Norte de Minas, com o alcance direto a cerca de 1,3 milhão de pessoas, de 89 municípios – e até mesmo do Sul da Bahia.
“O Hospital Universitário, único 100% SUS na região, é a nossa grande sala de aula, com diversos fluxos, dentre os quais o atendimento de mais de 250 pessoas, diariamente, em seu Pronto-Socorro nas mais diversas especialidades. E uma tarefa importante de uma universidade pública é servir; repartir. Estamos abertos às parcerias, tanto no suporte como na capacitação. Precisamos desenvolver o sensibilidade social, para incluir as pessoas, sem nenhuma exceção”, discorreu o reitor.
AGRADECIMENTO
O prefeito de Mirabela, Luciano Rabelo, fez um agradecimento público aos envolvidos. “Toda gratidão da comunidade de Mirabela. Hoje é um dia especial não só para o município, mas para toda a região que depende dos serviços hospitalares que oferecemos. A partir de agora estamos preparados para este atendimento específico, com mais eficiência”, pontuou. Da mesma forma se posicionou o vice-prefeito Jorge Carlos Veloso, o Jorge da Emater, ao considerar que a pandemia deixará uma missão. “Aprendemos uma nova maneira de trabalhar, com cuidado especial, buscando melhorias para o cidadão”.
A coordenadora de Núcleo de Rede, Charlene Souto, avalia a chegada do equipamento repassado pela Unimontes como um alívio na assistência aos usuários. “Buscamos um respirador para aquisição e não conseguimos. Em alguns lugares, preços exorbitantes; outros sem estoque. E já estávamos quase desistindo quando surgiu a possibilidade de procurar a Unimontes e formalizar esta parceria”, garantiu.
ESTRUTURA
O Hospital Municipal São Sebastião conta com 30 leitos, com atendimento nas especialidades de ortopedia ambulatorial, pediatra, cirurgia geral, obstetrícia, endoscopia, ultrassonografia e radiologia. Neste momento de pandemia, a demanda de urgência/emergência é de 609 pessoas/mês. Antes do cenário de Covid-19, a média mensal era de 1,9 mil atendimentos. Os investimentos são da ordem de R$ 400 mil com recursos próprios do município.
A prefeitura criou na unidade hospitalar a “Ala Covid”, com oito leitos. Já registrados até aqui seis atendimentos específicos, com um caso positivo confirmado; dois ainda aguardam exames e os demais foram descartados. Em Mirabela, no total, foram testados positivos 20 casos, sendo que 15 pessoas já estão curadas. Há quatro ativos.
Segundo o diretor do Hospital São Sebastião, Deivison da Costa Santos, a área referente ao atendimento para a Covid-19 agora está completa. “Temos os profissionais, as barreiras, eletrocardiograma, monitores, aspiradores, bombas de infusão, em sintonia com as normas técnicas das autoridades de saúde”, garantiu.
MAIS PARCEIROS
O assessor especial de Gestão Estratégica da Unimontes, Otávio Braga, lembrou que, como referência em atendimento exclusivo via SUS na área compreendida entre Belo Horizonte e Vitória da Conquista/BA, o HUCF já atendeu a mais de 25 hospitais da região no repasse de equipamentos, somente no período de pandemia. A medida, em parceria com o Governo do Estado, faz parte do Programa Universidade de Portas Abertas. (Com informações da jornalista Andréia Fróes, da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Mirabela).