Notícias

Covid-19: Professores do Departamento de Odontologia e do Programa de Pós-graduação em Saúde da Unimontes têm artigos publicados em revistas internacionais

By Ascom Unimontes

June 29, 2020

Nos últimos dias, um grupo de professores da Universidade Estadual de Montes Claros  (Unimontes) e de  mais quatro instituições de ensino e pesquisa brasileiras ganhou destaque no cenário internacional com as publicações de artigos científicos relacionadas com a pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19).  Pela Unimontes, participaram os professores/pesquisadores Hercílio Martelli Júnior e Daniella Reis Martelli, do departamento de Odontologia e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência da Saúde (Mestrado e Doutorado).

Além dos representantes da Unimontes, os trabalhos publicados contam com a participação de professores/pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Universidade  Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) e do Hospital AC Camargo (SP), além do Hospital de Reabilitaçao de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho), do Campus da USP em Bauru (SP).

O primeiro artigo científico foi publicado na respeitada revista cientifica Oral Oncology (https://doi.org/10.1016/j.oraloncology.2020.104713) e teve a participação dos professores Hercílio Martelli Júnior da Unimontes, Danyel Elias Cruz (UFPE), Paulo Rogério Bonan (UFPB) e Renato Assis Machado (HRACF/Centrinho-USP). O texto destacou a importância do fumo para o desenvolvimento do câncer de cabeça e pescoço, relacionado à Covid-19.

O segundo estudo, publicado na revista Clinics (http://dx.doi.org/10.6061/clinics/2020/e1945), contou com a participação dos professores Danyel Elias Cruz (UFPE), Paulo Rogério Bonan (UFPB), Renato Assis Machado (HRACF/Centrinho-USP) e Daniella Reis Martelli (Unimontes). Este texto (I’m having trouble keeping up with virtual teaching activities. Reflections in the Covid-19 Era) destaca as atividades virtuais de ensino e pesquisa durante a pandemia provocada pela Covid-19.