O selo personalizado aos 50 anos da Universidade Estadual de Montes Claros foi lançado na noite de sexta-feira (06/01), pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, através de sua agência regional de Montes Claros. O ato aconteceu durante a solenidade oficial de abertura das comemorações do cinquentenário da Unimontes, realizada na Biblioteca Central Professor Antônio Jorge, no campus-sede.
A estampa alusiva tem como símbolo o secular Casarão da antiga Faculdade de Ciências, Filosofia e Letras (Fafil) no Centro da cidade, sede dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas. O prédio foi reformado com o apoio do Governo de Minas e vai sediar o Museu Regional do Norte de Minas, em processo de implantação pela Unimontes.
Durante a solenidade, o coordenador institucional dos Correios no Norte de Minas, Evaldo Jenner, destacou a importância da homenagem e ressaltou o papel da universidade como um dos principais agentes propulsores do desenvolvimento das regiões onde se encontra inserida. “Este selo que os Correios lançam hoje com a foto da antiga Fafil mostra a representação da história da universidade e da sua importância para o desenvolvimento da região”.
Ele destacou que, depois a chegada da estrada de ferro, a implantação dos cursos superiores foi o fato histórico mais importante de Montes Claros e do Norte de Minas. “Depois da criação da Unimontes, a região apresentou uma evolução muito grande”, disse o coordenador institucional dos Correios. “A Universidade promove a ética e a formação da cidadania, contribuindo para o combate à corrupção”, afirmou Evaldo Jenner.
O coordenador institucional dos Correios lembrou ainda da atuação da Unimontes na formação de recursos humanos, citando que ele próprio concluiu o curso superior na instituição. “Hoje, fico imensamente feliz com a existência de curso superior de extensão na cidade onde nasci, a pequena Cristália”, comentou.
Ainda durante o evento, aconteceu a “obliteração” sobre o selo institucional, com a participação do reitor João dos Reis Canela, do ex-reitor Paulo César Gonçalves de Almeida, do deputado estadual Luiz Henrique Santiago, do professor Guilherme Victor Nippes Pereira e da servidora Maria Pereira Nunes da Silva.
PAINEL – Na solenidade, o artista Márcio Leite, autor das peças gráficas e do selo comemorativo do cinquentenário da Unimontes, presenteou a instituição com um painel de pintura alusivo ao Jubileu de Ouro. A tela tem seis metros de cumprimento, com elementos relacionados aos prédios da universidade e às atividades de ensino, pesquisa, extensão e da prestação de serviços. Além disso, o artista fez a entrega de documento cedendo à instituição os direitos autorais da obra e das produções gráficas relativas ao cinquentenário.