– Prestada homenagem póstuma à professora Maria de Lourdes Paixão
“A Pedagogia e os Multiletramentos no Processo Ensino e Aprendizagem: perspectivas para a escola do século XXI”. Este é o tema do VII CONEF (Congresso de Educação e Formação Docente, aberto segunda-feira (6/11) na Universidade Estadual de Montes Claros, numa iniciativa da coordenação do curso de Pedagogia da Unimontes. A programação prossegue até a noite desta quarta-feira (8/11).
A solenidade de abertura oficial foi presidida pelo reitor da Unimnontes, professor Wagner de Paulo Santiago, no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH), prédio 2 do campus-sede. Na oportunidade, foi prestada homenagem póstuma à professora Maria de Lourdes Ribeiro Paixão, ex-pró-reitora de Extensão da Unimontes, que faleceu em 28 de agosto deste ano. A homenagem foi marcada por apresentação musical especial.
O professor Wagner de Paulo Santiago ressaltou a importância da homenagem póstuma à ex-pró-reitora da Universidade. “A professora Maria de Lourdes nos deixou um grande legado. A Unimontes tem uma dívida impagável com ela pelo seu empenho e serviços prestados a educação não só de Minas Gerais, mas do Brasil”, destacou.
“Este evento é muito importante para discutirmos a melhoria do ensino. Contem sempre conosco para apoiar iniciativas como essas. “Nos empenhando ao máximo para que a nossa gestão seja compartilhada e participativa, buscando o fortalecimento dos cursos, da extensão e da pesquisa. Com a união de todos, que acreditam numa Unimontes melhor”, ressalta o reitor.
A coordenadora do curso de Pedagogia, professora Marina Nadurce da Silva deu as boas-vindas aos participantes e destacou que o objetivo geral do congresso é discutir as questões da área da Pedagogia e os multiletramentos no processo ensino e aprendizagem, abordando as perspectivas para a escola do século XXI.
“Entre os objetivos específicos do evento está o de contribuir com a consolidação de espaço institucional e ações que promovam a integração de professores e graduandos do curso de Pedagogia e a formação docente crítica e emancipatória e poder também, trocar ideias e experiências entre pesquisadores e profissionais que investigam a educação, os multiletramentos, os processos de ensino e de aprendizagem e a Pedagogia”, a coordenadora.