Acordo foi articulado por coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Professores, acadêmicos, servidores e pesquisadores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) terão a oportunidade de realizarem intercâmbio científico na Universidade de Turim (Itália). A atividade será viabilizada a partir de parceria estabelecida entre a Unimontes e a instituição italiana. A assinatura do convênio de cooperação acadêmica, científica e cultural entre as duas universidades será oficializada neste mês.
A parceria foi articulada por meio do Núcleo de Intercâmbio e Cooperação Interinstitucional (NIC) e pela coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde (PPGCS), professora Cristina Sampaio. O protocolo de intenções será assinado pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago; e pelo reitor da Universidade de Turim, professor Stefano Geuna.
A importância do acordo de cooperação científica para o processo de internacionalização da universidade é destacada pelo coordenador do NIC/Unimontes, professor Felipe Froes. “Trata-se de um convênio que coloca a Unimontes em parceria com uma das universidades mais Antigas e Tradicionais da Itália. Esperamos que, com essa parceria, muitas pontes sejam criadas não apenas para docentes, quanto para discentes em nível de graduação e pós-graduação. Agradecemos pela dedicação da Professora Cristina Sampaio na condução da comunicação entre as Universidades e desejamos sucesso e muitos bons frutos para toda a comunidade acadêmica, afirma Felipe Froes.
O responsável científico pelo acordo de cooperação pela Universidade de Turim será o professor Mario Cordano, do Departamento de Políticas, Culturas e Sociedade da instituição italiana. Desde a última terça-feira (4/06), o professor Mario Cardano encontra-se em Montes Claros, como professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Unimontes. Ele participa e desenvolve aulas, oficinas, discussões e outras atividades no campus-sede e no Hospital Universitário Clemente de Faria, no âmbito do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde.
Na próxima terça-feira (11/06), o professor Mario Cardano vai apresentar um seminário e lançar o livro de sua autoria: “Em Defesa da Pesquisa Qualitativa”. O evento acontecerá no Museu Regional do Norte de Minas, às 18h30min.
Na quinta-feira (13/06), o professor Mario Cardano ministrará palestra no evento “Café com Quali: Em Defesa da Pesquisa Qualitativa”, às 18h30min, no auditório Robson Vieira Porto, no Hospital Universitário Clemente de Faria.O evento terá transmissão online pelo canal do LabQuali no Youtube.
A professora Cristina Sampaio, que também é vinculada ao Departamento de Saúde Mental e Saúde Coletiva, é a responsável científica do convênio com a Universidade de Turim por parte da Unimontes. Ela acompanha as atividades do professor Mario Cordano, que será recebido em encontro pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, no Gabinete da Reitoria.
O acordo de cooperação entre a Unimontes e a Universidade de Turim prevê a realização de intercâmbio científico entre os professores, servidores, pesquisadores e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação das duas instituições. A proposta é a “formação de alto nível nos domínios científicos profissionais nas áreas das ciências da saúde e ciências sociais”.
Entre outras metas, o convênio visa o desenvolvimento de “pesquisas comparativas entre as duas Universidades sobre saúde e sociedade e suas relações interdisciplinares de interesse para ambas as partes”. Outro objetivo é a realização de “produções científicas para serem publicadas em colaboração pelas Universidades envolvidas”.