Conteúdo do Site Antigo

Conselho Departamental promoverá o I Congresso de Ciências Humanas

By DTI

April 13, 2012

As avaliações dos cursos de graduação e pós-graduação e a discussão das novas perspectivas para as atividades de ensino, pesquisa e extensão são os principais objetivos do I Congresso de Ciências Humanas da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O evento acontecerá entre os dias 8 e 10 de agosto, no campus-sede, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação.

Na proposta, a realização de palestras, mesas redondas e conferências com professores, dirigentes da instituição e especialistas convidados, além da apresentação de trabalhos científicos, publicação de resumos e a elaboração de uma carta-documento para encaminhamento às instâncias superiores com sugestões para o fortalecimento do ensino superior.

Os temas desse conteúdo programático do evento estão sendo elaborados pelo Conselho Departamental do Centro de Ciências Humanas (CCH). A primeira reunião nesse sentido aconteceu na tarde da última terça-feira (10/04), com a participação dos chefes de departamento e coordenadores dos 11 cursos de graduação, modalidade licenciatura, que integram o CCH. O centro conta, ainda, com dois mestrados (Letras/Estudos Literários e História). Haverá pelo menos mais dois desses encontros para a formação dos Grupos de Trabalho (GTs) por área de ensino, dentre outros aspectos da programação.

MEDIDAS CONCRETAS

“Como proposta coletiva, o Congresso permitirá à comunidade acadêmica debater medidas concretas para a revitalização das licenciaturas em Ciências Humanas, além de apresentar resultados – e ao mesmo tempo demandas – dos projetos de pesquisa, de estágios e da formação inicial, para o acadêmico, e da formação continuada do docente”, observa o diretor do CCH, professor Antônio Wagner Veloso Rocha.

A abrangência do Congresso vai além das ações desenvolvidas no âmbito da Unimontes. O evento, explica o professor Guilherme Augusto Guimarães, chefe do departamento de Geociências, sugere a ampliação das propostas de melhor capacitação docente, a partir de mestrados e doutorados interinstitucionais.

Com um total de 2.872 alunos matriculados nos cursos regulares de graduação, o Centro de Ciências Humanas da Unimontes conta com os departamentos de Artes, Comunicação e Letras, Educação, Filosofia, Geociências, História, Métodos e Técnicas Educacionais e de Estágios e Práticas Escolares. São ofertados os cursos de Artes/Música, Artes/Teatro, Artes Visuais, Ciências da Religião, Filosofia, Geografia, História, Letras/Espanhol, Letras/Inglês, Letras/Português e Pedagogia no campus-sede e nos campi de Almenara, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Pirapora, Paracatu, São Francisco e Unaí.