Com o objetivo de sugerir e implementar medidas e ações para o desenvolvimento socioeconômico e, ainda, traçar diretrizes para o crescimento e planejamento urbano da cidade, está sendo criado pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI), o Conselho de Desenvolvimento de Montes Claros (Codem). A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) é uma das instituições convidadas para integrar o novo órgão, sendo representada pelo reitor João dos Reis Canela. O primeiro ato de instalação do Conselho aconteceu na noite dessa quarta-feira (22/05), no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams).
“O Conselho de Desenvolvimento é uma iniciativa muito promissora, que tem como objetivo principal a mobilização das lideranças e instituições compromissadas com as ações e metas voltadas para fazer de Montes Claros uma cidade feliz para se viver”, afirmou o reitor. “A proposta desperta, portanto, o interesse individual e coletivo daquelas pessoas que são indispensáveis para uma gestão inteligente das políticas públicas”, complementa.
Ele ressalta que a Universidade Estadual de Montes Claros coloca todo seu corpo técnico e o conhecimento gerado no âmbito dos seus cursos e pesquisas a favor do desenvolvimento socioeconômico e da melhoria da qualidade de vida da população. “A Unimontes tem na sua própria origem e nos seus princípios o compromisso com o desenvolvimento da cidade e da região. Nesse contexto, se junta a outras instituições dentro do conselho criado para participar e colaborar com as agendas pactuadas”, assegura João Canela.
O Codem vai reunir 20 entidades de classe. Entre outros organismos, vão integrar o conselho a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg/Regional Norte), Sociedade Rural, sindicatos, maçonaria e clubes de Rotary.
O reitor João dos Reis Canela destaca a relevância da união das instituições participantes para discussão dos problemas e a busca de soluções. “Consideramos que é de fundamental importância que todas as questões sejam amplamente discutidas, a fim de que o trabalho do Conselho de Desenvolvimento venha resultar em ações concretas em prol do crescimento e da melhoria de vida no nosso município e na região”, avalia.