Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Conhecimentos tradicionais dos povos indígenas “Baniwa”: tema de debate com egressa da Unimontes

Doutora Alíria Noronha apresenta um estudo na área fronteiriça entre Brasil

O Departamento de Política e Ciências Sociais, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), promove na próxima segunda-feira (9/7) debate sobre conhecimentos tradicionais dos povos indígenas “Baniwa” – que vivem na fronteira do Brasil com a Colômbia e a Venezuela, em aldeias localizadas às margens do Rio Içana, além de comunidades no Alto Rio Negro/Guainía e nos centros urbanos de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel e Barcelos (AM).

Para o debate foi convidada a egressa do curso de Ciências Sociais da Unimontes, Alíria Noronha, pesquisadora que irá apresentar seu estudo sobre conhecimentos tradicionais – “Da Felicidade ao bem Viver: da teoria à prática da sustentabilidade”. A tese de doutorado foi recentemente defendida no Centro de Ciências Ambientais da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente, Alíria Noronha atua como pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas e na função de assessora técnica do Povo Baniwa e diretora executiva da “Amazônia Soluções para a Sustentabilidade”.

O trabalho de pesquisa da egressa da Unimontes faz uma análise comparativa entre a ideia contemporânea de felicidade partilhada no mundo ocidental e a noção Baniwa do Bem Viver, que detém uma concepção de felicidade denominada Matsiakaro Wemaca.

Com base nessa comparação, a pesquisadora defende que a ideia ocidental de felicidade é insustentável ambiental, econômica e socialmente, ao mesmo tempo, em que apresenta a perspectiva Baniwa do Bem Viver como uma alternativa para uma vida coletiva mais sustentável, especialmente, no contexto de crise planetária e mudanças climáticas.

O debate faz parte das atividades do Projeto de Ensino “Encontros e Debates”. O evento é gratuito e está marcado para as 19 horas, no auditório do prédio 3 (CCET). O debate é aberto à comunidade acadêmica e ao público em geral.

SERVIÇO
Debate – Conhecimentos tradicionais dos povos indígenas “Baniwa”
Convidada: doutora Alíria Noronha – egressa da Unimontes e pesquisadora
Promoção: Departamento de Política e Ciências Sociais – Projeto de Ensino
Data: segunda-feira (9/7)
Horário: 19 horas
Local: auditório do prédio 3 (CCET), campus-sede