O crescimento da produção científica nas áreas da graduação e pós-graduação em História foi ressaltado pelo reitor João dos Reis Canela, durante a solenidade de abertura do I Congresso de História da Universidade Estadual de Montes Claros, na noite dessa quarta-feira (29/8), no auditório do prédio 2, no campus-sede. O evento tem como tema central “História: Sociedade, Cultura e Política” e prossegue até esta sexta-feira (31).
“De suma importância as discussões em torno da historiografia, que refletem na qualidade dos cursos oferecidos pela Unimontes tanto na graduação como nas pós-graduações Lato e Stricto sensu”, observou o reitor. “São iniciativas que contribuem com o fortalecimento da Universidade por se tratar de eventos de grande repercussão na comunidade científica”, acrescentou o professor João Canela.
O cronograma de atividades e os objetivos do I Congresso de História foram apresentados pelo chefe do departamento de História, professor Donizette Lima do Nascimento. “Os debates sobre sociedade, cultura e política interferem positivamente na qualidade da graduação. Novos eventos serão realizados com essa finalidade”, disse.
Em seguida, sob a coordenação do professor Laurindo Mékie Pereira, do Programa do Mestrado Institucional em História, foi ministrada a palestra “História, Território e Identidades”, pelo professor Haruf Salmen Espíndola, da Universidade do Vale do Rio Doce (Univale/MG).
PROGRAMAÇÃO
As atividades do congresso têm prosseguimento na manhã desta quinta-feira (30), em salas do prédio 2, com a realização dos minicursos “Antropologia e História: Caminhos Cruzados – (des) encontros entre índios, caboclos e quilombolas no Norte das Gerais”,a ser ministrado pelo professor Flávio José Gonçalves, e “História e Mídia: possibilidades e desafios da mídia como fonte e objeto de pesquisa no ofício do historiador”, pelos professores César Henrique de Queiroz Porto, Fabiano Cordeiro César e Karine Rodrigues Dias.
Já as sessões de comunicação (apresentação de trabalhos científicos) acontecerão das 14 às 16 horas. Também à tarde (16 às 18 horas), ocorrerá a mesa-redonda “Cultura Política nas Minas: poder e ordenamento social”, com a participação dos professores Renato da Silva Dias, Jeaneth Xavier de Araújo, Jonathan Martins Ferreira e Luís Mendes Santiago.
Nesta sexta-feira (31), o programa prevê a realização a mesa-redonda “As representações sociais no fazer historiográfico e interdisciplinaridade”, com os professores Helen Ulhôa Pimentel (Unimontes) e Ludmila Moreira (UnB).
O encerramento dos trabalhos acontecerá às 19h30, no pátio do Casarão da Fafil, na parte histórica da cidade. Pertencente à Unimontes, o imóvel construído em 1889, será sede do futuro Museu Regional do Norte de Minas. No local, acontecerá a palestra “Arquivos da Escravidão: fontes para a história social, política e cultural”, a ser proferida pelo professor Renato Venâncio Pinto (UFMG).