Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Concluídas as provas do PAES/2015 da Unimontes, com apenas 5,5% de abstenção

Foram realizadas neste domingo (22/11), as provas referentes às três etapas do Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior, da Universidade Estadual de Montes Claros (Paes/Unimontes – 2015). O índice de abstenção foi de 5,54%. Dos 13.425 inscritos em todo o processo, 744 não compareceram aos locais de provas em 11 cidades onde a Unimontes possui campus avançado – além de Montes Claros (dez prédios) e do Colégio Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte.

O gabarito oficial dos exames das 1ª, 2ª e 3ª etapas, assim como os respectivos cadernos de provas, está disponível no site da Comissão Técnica de Concursos www.cotec.unimontes.br/paes/paes2015/informativo.html.

O resultado final, com a relação dos aprovados e dos classificados em segunda chamada, será divulgado até o dia 22 de janeiro de 2016. Somente os candidatos da terceira etapa concorrem às 734 vagas em 60 cursos que são oferecidas pelo vestibular seriado.

Segundo a direção da Cotec, não houve registro de contratempos, com exceção das eliminações de dois candidatos em Montes Claros e em Bocaiúva pelo porte de fone de ouvido nos bolsos. Segundo o edital do Paes/Unimontes, é proibido o porte de qualquer aparelho ou acessório eletrônico/de comunicação – mesmo desligado.

CONFIRA

A prova da primeira etapa foi aplicada pela manhã, com a distribuição de 60 pontos em 60 questões de múltipla escolha. Aluna da primeira série do ensino médio na Escola Estadual Professor Bicalho, em Grão Mogol, a estudante Isadora Diniz (15 anos) sentiu certa dificuldade neste primeiro contato com o Paes/Unimontes. “As provas de Química, Física e Biologia foram as mais difíceis, mas como tenho facilidade com Português e Literatura, acredito que pude compensar”, revela a jovem estudante de 15 anos.

Já Henrique Daniel Santana, aluno da Escola Estadual Simeão Ribeiro dos Santos, em Montes Claros, preferiu elogiar a metodologia do Programa Seriado, que permite ao candidato uma preparação gradativa a cada série do ensino médio. “A gente vai estudando aos poucos e pode identificar os pontos de maior dificuldade. Por exemplo, sei que para a segunda etapa vou ter que dedicar mais à Matemática”, frisou.

CÁLCULOS

À tarde, foram aplicadas as provas da 2ª etapa (120 pontos) e da 3ª etapa (200 pontos). Charles Leal é aluno do Colégio Imaculada Conceição, em Montes Claros, e revela que a prova de Matemática mostrou um grau de exigência ainda maior. “Os cálculos exigem mais tempo para resolução, mas confesso que não tive o mesmo nervosismo da primeira etapa, quando ainda não conhecia o modelo de prova da Unimontes”, analisou o candidato inscrito na segunda etapa, que faz planos para buscar uma vaga no curso de Odontologia na etapa final, em 2016.

Igor José Alves fez as provas para a terceira etapa do Paes. Disputa uma vaga no curso de Ciências Sociais e elogiou a escolha de um tema subjetivo para a prova de redação. “O pedido era para discorrer sobre ações que podem mudar o mundo, o que dá liberdade ao candidato”. Sobre a interpretação de texto, apontou a escolha como feliz. “Acredito também que, com o advento da internet e das redes sociais, realmente a informação nos dias atuais está banalizada”.

Sandra Rodrigues foi uma das inúmeras mães que fizeram questão de vir ao campus-sede da Unimontes para acompanhar os filhos, com paciência de esperá-los do lado de fora por até quatro horas. Após uma hora de viagem de 68 quilômetros entre Mirabela e Montes Claros, deixou claro que estar ao lado do filho Rômulo Henrique Rodrigues Silva neste momento é um diferencial num momento decisivo. “Se pudesse ficaria ao lado dele o tempo inteiro, mas tive que esperar e torcendo pelo sucesso dele nesta última etapa, a um passo para estudar na Unimontes, que seria a realização de um sonho de toda a família”, disse.