Conteúdo do Site Antigo

Comunidade universitária participa do “Parabéns à Unimontes”

By DTI

May 24, 2012

Como parte das comemorações oficiais pelos 50 anos da Universidade Estadual de Montes Claros, completados neste dia 24 de maio, a comunidade universitária participou de um culto ecumênico no auditório do prédio 6 e, logo em seguida, cantou o “Parabéns à Unimontes” em evento de confraternização na quadra 1, do Centro Universitário Reitor João Valle Maurício, ao final da manhã, com direito ao tradicional bolo de aniversário.

Ainda na quadra 1, os dirigentes, professores, acadêmicos e servidores acompanharam a queima de fogos seguida de apresentação do grupo Folclórico Saruê, formado por pessoas da própria Universidade. Os integrantes da companhia aproveitaram a festividade para promover uma gincana com a participação do público.

CULTO

O culto ecumênico em celebração aos 50 anos da Unimontes teve início às 10 horas e foi presidido pelo pastor Warlei Ramos da Silva, da 1ª Igreja Presbiteriana Nova Aliança em Cristo, e pelo padre Antonio Alvimar de Souza, acompanhados por integrantes do Núcleo de Ópera da Unimontes.

Uma mensagem da professora Yara Maria Soares Costa da Silveira, do departamento de Geociências da Universidade, abriu a solenidade religiosa. Ela enalteceu a importância de se agradecer pela fé o momento especial vivido pela universidade. “Cumprimos uma caminhada de persistências. Agradecemos agora pelas lições e pelas conquistas”, disse.

Para o pastor Warlei Ramos, ao alcançar a marca dos 50 anos de existência, a Unimontes, como exemplo de sabedoria e de respeito à memória, cumpre um ciclo da vida e, ao mesmo tempo, inicia-se em outro. “A Universidade é de valor intrínseco para nossa sociedade. Marco de sabedoria e de respeito à memória. Cresceu, expandiu e atravessou fronteiras”, disse. “A partir deste marco cinquentenário, buscamos nesta celebração a orientação divina para as novas escolhas deste glorioso monumento que é a Unimontes para nossa comunidade”, finalizou Warlei Ramos.

Por sua vez, o padre Antonio Alvimar ressaltou o desafio permanente dos agentes do conhecimento em mudar circunstâncias e lugares, missão que foi cumprida com êxito pela Unimontes em seus primeiros 50 anos de existência. “Ainda buscamos a plena consciência do que representa a Unimontes, mas tenho a certeza de sua contribuição definitiva para o Norte de Minas e do quanto faz bem às pessoas. Mais do que um compromisso intelectual, a Unimontes é um compromisso espiritual, que transforma a face das pessoas”, completou o religioso.

O reitor João dos Reis Canela também dirigiu mensagem à comunidade acadêmica ao final do culto sobre a “importância em agradecer ao Criador por este momento histórico da Unimontes”. Ao longo dessas cinco décadas, segundo o professor João Canela, com passos firmes e coesos, os professores, servidores, gestores, alunos e profissionais graduados pela Universidade, mesmo com idéias divergentes, mostraram uma impressionante capacidade de enfrentamento. “O trabalho bem sucedido de hoje é o indicativo de que temos de nos dedicar ainda mais para o fortalecimento interno da Unimontes. Assim, vamos contribuir de fato para uma sociedade mais justa e mais legítima”.

Galeria de fotos