Notícias

Comunidade de Bocaiuva apresenta proposta de parceria na utilização de sede do Brasil Profissionalizado

By Christiano Lopes Jilvan

July 30, 2019

Reunião entre os dirigentes da Unimontes, prefeita Marisa Alves (de vermelho) e representantes da comunidade de Bocaiuva – Ascom Unimontes

A comunidade de Bocaiuva busca a melhor maneira do aproveitar a estrutura da escola de ensino profissionalizante que está em fase de implantação no município, dentro do Programa Brasil Profissionalizado. O assunto foi tratado durante visita da prefeita, Marisa Alves de Souza, ao reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor Antonio Alvimar Souza. A Unimontes é responsável pela implantação das obras das 13 unidades do Brasil Profissionalizando em várias regiões de Minas Gerais.

O encontro contou também com a participação da vice-reitora professora Ilva Ruas Abreu e do assessor de Gestão Estratégica e Inovação, Otávio Braga. A prefeita Marisa Alves esteve acompanhada da secretária municipal de Educação, Sivani Oliveira Dias da Motta. Participaram, ainda, uma comissão de rotarianos de Bocaiuva, formada por Décio Maurílio Dias (presidente do Rotary Clube Bocaiuva/Leste), Frank Welen Lopes e Maria Aparecida Pereira, que também dirige uma escola de educação profissional na cidade.

Na oportunidade, a prefeita Marisa Alves destacou que a intenção é que Bocaiuva venha se transformar em polo de desenvolvimento tecnológico. Para isso, anunciou que pretende formatar uma Proposta de Parceria Privada (PPP) para oferecimento de cursos profissionais, envolvendo empresas de base tecnológica como a Saga Medidores, que fabrica hidrômetros. Os representantes Admar Aparecido Costa Siqueira e Antonio Fabio Andrade Santos, da empresa instalada no município, estiveram na reunião.

A chefe do Executivo bocaiuvense solicitou do reitor Antonio Alvimar Souza informações sobre a Escola do programa Brasil Profissionalizado na cidade. O objetivo, prosseguiu, é inserir a unidade na PPP, viabilizando o oferecimento de novos cursos de formação profissional na cidade.

“A nossa ideia é promover uma somatória de esforços para que Bocaiuva seja transformada num polo de desenvolvimento tecnológico”, disse a prefeita, lembrando que, além da Saga, o município conta com outras empresas que necessitam de mão-de-obra qualificada.

Os representantes do Rotary Clube também manifestaram o interesse em contribui para a formação da parceria e a instalação de novos cursos de capacitação técnica no município.

O reitor Antonio Alvimar Souza ressaltou que, dentro da proposta de “universidade de portas abertas”, adotada pela atual gestão superior da instituição, a Unimontes pretende reforças suas parcerias. Ele lembrou que a Universidade sempre contou com número expressivo de acadêmicos e professores de Bocaiuva, seja no campus-sede, distante a apenas 42 KM, ou no campus local.

Ainda na oportunidade, ficou acertado que a Unimontes fará um levantamento sobre a atual situação das obras da unidade do Programa Brasil Profissionalizado naquela cidade. Serão verificados quais os serviços que ainda faltam para o término das obras e quando eles deverão ser concluídos. Após o levantamento, deverá ser realizada uma nova reunião entre a Reitoria e os representantes da comunidade, visando discutir a formação de parceria.