Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Nota de pesar – Ex-ministro da Educação, professor Murílio de Avellar Hingel, que assinou a portaria do reconhecimento federal da Universidade Estadual de Montes Claros.

A Universidade Estadual de Montes Claros registra, com profundo pesar, o falecimento do professor Murílio de Avellar Hingel, aos 90 anos, ex-ministro da Educação e ex-secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, reconhecidamente grande benfeitor da Unimontes, ocorrido na madrugada desta quarta-feira (04/10).

Neste momento de profunda dor e consternação, reitor, vice-reitor, pró-reitores, demais integrantes da gestão superior, diretores de centros de ensino, chefes de departamentos, coordenadores de cursos, professores, acadêmicos e servidores técnico-administrativos lamentam a inestimável perda e reconhecem o enorme legado do professor Murílio de Avellar Hingel para a educação brasileira e para a Unimontes.

À frente do Ministério da Educação, em 21 de julho de 1994, o professor Murílio Hingel assinou a Portaria 1.116, do MEC, que homologou o reconhecimento federal da Unimontes. Tal conquista permitiu o processo de expansão da Universidade Estadual de Montes Claros, tanto a criação de novos cursos como a implantação de campi nas regiões Norte e Noroeste do Estado e no Vale do Jequitinhonha, proporcionando, assim, uma nova configuração da área de atuação da instituição.

O professor Murílio Hingel comandou o Ministério da Educação no período de outubro de 1992 a 1995. Foi secretário de Estado de Educação de Minas Gerais no período de janeiro de 1999 a janeiro de 2003. Nas duas importantes funções, como um incansável defensor do ensino público, ofereceu valioso apoio ao crescimento e à melhoria das ações da Unimontes.

A nossa gratidão ao professor e ex-ministro Murílio de Avellar Hingel pela contribuição e legado deixados. As nossas manifestações de sentimento à família enlutada.

Montes Claros, 4 de outubro de 2023.