Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Nota de Pesar – Professora Simone Narciso Lessa, vinculada ao Departamento de História ao PPGH e ao PPGDS

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) comunica, com imenso pesar, o falecimento da professora Simone Narciso Lessa, aos 57 anos, vinculada ao departamento de História e aos Programas de Pós-Graduação em História (PPGH) e em Desenvolvimento Social (PPGDS), ocorrido nesta terça-feira (18/08), em Montes Claros.

O velório será realizado a partir das 15 horas desta terça-feira, o Serviço de Velório da Funerária da Santa Casa de Montes Claros. O corpo será cremado em Belo Horizonte, na manhã de quarta-feira (19/08).

A professora Simone Narciso Lessa construiu uma notável carreira acadêmica. Mestre e doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), também concluiu o pós-doutorado e Saneamento e Ambiente pela Unicamp.

Ao longo de sua trajetória, ela se dedicou a diversos estudos e projetos de pesquisa interdisciplinares, voltados, sobretudo, para as áreas de meio ambiente, desenvolvimento social, geografia, arquitetura e urbanismo.
Desta forma, ofereceu grande contribuição ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação em História, no qual foi pesquisadora do Grupo de Pesquisa Fronteiras e Sertão/Núcleo de História/CCH. Também reforçou a qualidade do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social, realizando estudos com “Ênfase em território e territorialidades, os municípios e as cidades, urbano e as urbanidades” e em “Planejamento e ordenamento territorial, Patrimônio Cultural e Identidade”.

Consternados, a Reitoria da Unimontes e todos os demais integrantes da comunidade acadêmica lamentam a inestimável perda da professora Simone Narciso Lessa e apresentam as manifestações de condolências e de solidariedade à família enlutada.