Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Nota de pesar – professor aposentado e médico José Rametta dos Santos, um dos fundadores do curso de Medicina da Unimontes

A Reitoria da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) comunica, com imenso pesar, o falecimento do médico e professor aposentado da instituição José Rametta dos Santos, aos 89 anos, ocorrido nesta quinta-feira (30/07), esposo da médica professora aposentada da Unimontes Maria de Jesus Santos Rametta e pai do médico Sérgio Santos Rametta, que já integrou o corpo clínico do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF).

Neste momento de dor e consternação, a Reitoria da Unimontes enaltece o trabalho e a dedicação do professor José Rametta dos Santos, manifestando o reconhecimento ao seu esforço como um dos pioneiros e grandes benfeitores do ensino superior no Norte de Minas, sobretudo pela contribuição na formação de profissionais de saúde na região.

Nascido em Montes Claros, em 13 de março de 1931, José Rametta dos Santos graduou-se na 51ª turma da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1966.

Ele foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina do Norte de Minas, a antiga Famed, uma das unidades da então Fundação Norte Mineira de Ensino Superior -FUNM (atual Unimontes), criada em 1969. Também foi um dos primeiros diretores da Famed, incorporada pelo atual Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Unimontes.

Com muita determinação, José Rametta dos Santos se dedicou ao ensino médico como professor titular da disciplina de Ginecologia e Obstetrícia, sendo considerado ícone na área, ao lado da esposa, Maria de Jesus Santos Rametta.

Em reconhecimento à sua contribuição para a formação médica e aos cuidados com a saúde, em 2007, foi homenageada pela Santa Casa de Montes Claros, instituição centenária à qual também se dedicou, com a inauguração do Centro de Desenvolvimento Humano José Rametta dos Santos.

Em 2016, foi condecorado pela Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) com Jubilado de Ouro, honraria prestada pela entidade para saudar os profissionais que completaram 50 anos de formação médica com ilibada conduta e honradez, dignificando a profissão.

A Reitoria e toda comunidade acadêmica, em especial, os professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos do curso de Medicina, lamentam a inestimável perda do médico e professor José Rametta dos Santos, que deixa um grande legado para a nossa instituição. Na oportunidade, manifestamos os sentimentos de pesar e solidariedade à família enlutada.

Montes Claros, 30 de julho de 2020

Reitor Antonio Alvimar Souza