Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Nota de pesar – José Maria Saraiva (ex-vereador Zé Faquir)

A Reitoria da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) registra, com imenso pesar, o falecimento do senhor José Maria Saraiva, o Zé Faquir, ex-vereador e presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, aos 72 anos, ocorrido nessa segunda-feira (29/3), neste município.

O sepultamento ocorreu em cerimônia reservada aos familiares.

Neste momento de profunda dor, a Reitoria destaca o trabalho do ex-vereador e ex-secretário municipal de Montes Claros, sobretudo na contribuição com a Unimontes, em 2004, na realização do projeto de preservação do arquivo público da Câmara Municipal e na criação do Acervo Digital da Memória Pública de Montes Claros.

Foram digitalizados e microfilmados pelos pesquisadores da Unimontes centenas de documentos do Legislativo, datados entre 1831 e 1976. Ambos os projetos só foram possíveis a partir de convênios entre a Universidade e o Legislativo, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

A Reitoria e toda comunidade acadêmica lamentam a inestimável perda e apresentam os sentimentos de pesar e de solidariedade à família enlutada.