A Reitoria da Universidade Estadual de Montes Claros registra, com imenso pesar, o falecimento do cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo, aos 95 anos, arcebispo emérito de Belo Horizonte, ocorrido nesta terça-feira (8/10), na Capital Mineira.

O velório e sepultamento serão realizados em Belo Horizonte.

Dom Serafim Fernandes de Araújo nasceu em 13 de agosto de 1924, em Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha. Ele passou a infância em Itamarandiba e estudou no seminário de Diamantina, onde graduou-se em Humanidades (1942) e Filosofia (1944). Foi arcebispo metropolitano de Belo Horizonte entre 1986 e 2004. Ele foi elevado a cardeal em 1998, nomeado pelo papa João Paulo II.

Além do destaque na vida eclesiástica, Dom Serafim teve grande desempenho como educador. Foi reitor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e, entre outras funções, foi integrante do Conselho Federal de Educação.

A Reitoria e a comunidade acadêmica da Unimontes lamentam a inestimável perda pelo passamento do cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo e apresentam as manifestações de pesar e solidariedade a todo clero e à família enlutada.

Unimontes terá preenchimento de vagas em seus cursos para pessoas com mais de 60 anos
Professores e servidores da Unimontes foram agraciados com a Medalha da inconfidência em Ouro Preto
Unimontes participa da inauguração do Centro Cooperativo Heli Penido em Montes Claros
Museu Regional da Unimontes fará estreia do Projeto CineMuseu nesta quarta-feira (24/04)