Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Nota de pesar – Ex-deputado estadual e ex-superintendente da Codevasf Roberto Amaral, benfeitor da Universidade Estadual de Montes Claros

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com imenso pesar, registra o falecimento do ex-deputado estadual Roberto Mauro Amaral, 84 anos, ocorrido na manhã desta sexta-feira (21/05), em hospital de Belo Horizonte, onde estava internado.
O corpo será velado no saguão da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, neste sábado (22/07), em Belo Horizonte, a partir das 9 horas. Na sequência, haverá a cerimônia de cremação, também na Capital Mineira.

Profundamente consternados, reitor, vice-reitor, demais integrantes da gestão superior, professores, acadêmicos, servidores técnico-administrativos e acadêmicos lamentam a inestimável perda e reconhecem o legado do ex-deputado Roberto Amaral. Ao longo de sua vida pública, ele foi um grande benfeitor do ensino superior público, com elevada contribuição ao desenvolvimento do Norte de Minas e do estado de Minas Gerais.

Graduado em Engenharia Agrônoma pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Roberto Mauro Amaral ingressou no serviço público no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), no qual, na década de 1960, atuou diretamente na construção da barragem do Bico da Pedra, no Rio Gorutuba, em Janaúba.

Na sequência, à frente da Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), liderou a viabilização de obras estruturantes, voltadas para a convivência com a seca e para o desenvolvimento do Norte de Minas, destacando a implantação dos projetos de irrigação do Jaíba, Gorutuba e Pirapora, além de diversas barragens que garantem o acúmulo de água para o consumo humano e animal e para a produção agrícola.

Como deputado estadual, Roberto Amaral foi o relator do projeto-de-lei, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que resultou, em 1994, na gratuidade no ensino superior na Universidade Estadual de Montes Claros, uma conquista histórica do Norte de Minas e das demais regiões da área de abrangência da instituição.

Roberto Amaral ainda se destacou como desportista e líder ruralista, exercendo o cargo de secretário municipal de Montes Claros de Esportes e de Agricultura.
A nossa gratidão e nossas manifestações de sentimento à família enlutada.
Montes Claros, 21 de julho de 2023.