Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Comunicado – Diretoria de Gestão de Campi

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), a fim de zelar pelo patrimônio público, esclarece à Comunidade Acadêmica que atualmente conta com dois modelos de vigilância: vigilância eletrônica, via contrato de prestação de serviços de segurança eletrônica integrada, que busca promover a vigilância patrimonial, bem como monitorar o fluxo de pessoas nos acessos aos prédios (entradas e corredores). O objetivo é inibir a invasão, depredação e criminosos.

O campus-sede conta também com a vigilância orgânica, por meio da Minas Gerais Administração e Serviços S.A (MGS), cujas funções são: fiscalizar e colaborar na preservação do patrimônio do local de trabalho, por meio de ronda, de acordo com a programação de trabalho; atender o público e controlar a entrada e saída de pessoas, veículos, materiais e equipamentos, obedecendo às normas internas do local de trabalho; operar equipamentos de comunicação e de segurança patrimonial e acionar as autoridades competentes, quando houver ocorrências patrimoniais, de segurança pública, dentre outras, nas dependências do local de trabalho.

A Diretoria de Gestão de Campi (DGD) informa que a atuação dos colaboradores (porteiros/vigias) está ligada à vigilância patrimonial da Universidade, o que excluí do campo de atuação a ronda ostensiva sobre os bens particulares que estiverem no âmbito do campus-sede.

A fim de evitar danos ao patrimônio público, conforme indicado no mapa (foto), em relação aos locais de atuação dos Porteiros/Vigias no Campus Sede, a DGC buscou amparar toda a área da Universidade com foco nos locais de maior fluxo de pessoas.

Ressaltamos que o Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro possui área total de aproximadamente 204.000 m², composto por vários prédios acadêmicos, administrativos, áreas de convivência, estacionamentos, laboratórios, áreas para prática de atividades físicas, entre outros, cujo horário de funcionamento é de 6h até às 23h de segunda-feira à sexta-feira, além das atividades realizadas nos sábados letivos, conforme calendário acadêmico.

Além disso, o campus-sede está localizado em uma posição privilegiada, cujas disposições das vias e dos bairros próximos favorecem o fluxo contínuo e diário de pessoas. Além disso, recebe o público em geral para o desenvolvimento das mais variadas atividades.

No âmbito da Unimontes, a DGC não tem medido esforços para a resolução das ocorrências, sempre em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais com o intuito de promover melhor segurança à comunidade da Unimontes. Atualmente, a Unimontes possui canal de comunicação direto para auxiliar no monitoramento de atitudes suspeitas e apoio nas ações efetivas no campus-sede e nas redondezas.

A DGC tem buscado implementar várias ações para a melhoria da segurança dos usuários que transitam pelo campus-sede e da sua carga patrimonial. Nesse sentido, é importante a compreensão e colaboração da comunidade acadêmica na adoção de ações de prevenção para coibir furtos e roubos, como por exemplo:

– Evitar deixar objetos expostos dentro dos veículos como bolsas, celulares, notebooks, sacolas

– Usar cadeados apropriados para veículos e bens de duas rodas

– Escolher locais iluminados e movimentados para estacionar veículos

A Unimontes reafirma o seu compromisso de manter o campus-sede seguro para que toda a comunidade acadêmica desenvolva plenamente suas atividades.

Diretoria de Gestão de Campi, 29 de dezembro de 2022