Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Comunicado da Reitoria

A Reitoria da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o Centro de Ciências Humanas (CCH), o Departamento de Geociências e os Cursos de Graduação em Geografia lamentam profundamente o acidente ocorrido durante o Trabalho de Campo, no sábado (22) de outubro de 2022, no Rio Pandeiros, em Januária, Norte de Minas Gerais, envolvendo o estimado acadêmico Samuel Ferreira Rodrigues. Desta forma, a Universidade vem a público para elucidar os fatos atinentes ao ocorrido.

Importante salientar, em primeiro plano, que o Curso de Geografia da Unimontes forma profissionais há 59 anos entre Licenciatura, Bacharelado e Mestrado e já encaminhou inúmeros profissionais ao mercado de trabalho neste período. O corpo docente da Universidade é formado por professores mestres e doutores comprometidos com a formação profissional e humanística dos acadêmicos tendo o trabalho de campo como parte fundamental do aprendizado, fundamentado pelo Projeto Político Pedagógico (PPP). Especificamente sobre este Trabalho de Campo, foi realizado mediante planejamento prévio e programado seguindo todos os protocolos previstos, tanto no âmbito didático-pedagógico, quanto logístico e de segurança, configurando uma ação de caráter interdisciplinar que integrava atividades de ensino, pesquisa e extensão com a participação de acadêmicos da graduação e da pós-graduação.

Após a notificação do desaparecimento, que ocorreu no perímetro de segurança autorizado para as atividades acadêmicas, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Unimontes imediatamente acionaram o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar e Civil que, prontamente, iniciaram os trabalhos de busca e investigação dos fatos, junto ao grupo participante que, desde o início, prestou todas as informações necessárias para colaborar com o trabalho de apuração e resgate e contou com a permanente presença dos professores orientadores da atividade. Paralelamente, a Unimontes constituiu e enviou, ainda no sábado, uma equipe multiprofissional, até a residência da família nuclear do estudante para comunicação oficial do ocorrido. No domingo, dia 23/10/2022, as buscas continuaram com o acompanhamento da Universidade e dos familiares in loco. Hoje, dia 24/10/2022, as buscas foram finalizadas, infelizmente, com a confirmação do óbito.

Enfatizamos que é imprescindível que a comunidade se informe a partir dos canais oficias das instituições e permaneça alerta para não reproduzir ou replicar notas infundadas e difamatórias, absolutamente prematuras à investigação oficial a cargo da Polícia Civil e que em nada contribuem para amenizar a dor de familiares, amigos e professores. Importa também ressaltar que os estudantes e todos aqueles que participavam do Trabalho de Campo não devem ser responsabilizados pelo lamentável fato e irreparável perda, senão após apuração oficial, respeitados os direitos do contraditório e da ampla defesa.

Neste sentido, reiteramos que a Unimontes, por meio da Reitoria, do CCH, do Departamento de Geociências e do Colegiado do Curso de Geografia, seguirá amparando os familiares, professores e colegas que se encontram consternados pela vivência de tão traumática experiência.

Montes Claros, 24 de outubro de 2022

Reitoria da Unimontes