Em reunião extraordinária, CEPEx analisa, também, planejamento e protocolos para a futura retomada das atividades presenciais
Quatro propostas foram apreciadas e analisadas na 2ª reunião extraordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unimontes (CEPEx), órgão técnico superior de deliberação e supervisão da Universidade. O encontro foi realizado na manhã desta terça-feira (7/7), por videoconferência (Google Meet), como sugerem as medidas preventivas ao Novo Coronavírus.
Os presidentes de cada comissão avaliaram os cenários e apresentaram informações sobre cada eixo. Uma delas, sobre questões didático-pedagógicas e calendário, presidida pela pró-reitora de Ensino, professora Helena Amália Papa, apresentou o relatório, previamente encaminhado, com a proposta de minuta que propõe a alteração no cronograma letivo diante do cenário de pandemia.
“Ao considerar a proximidade da data sinalizada (10 de julho) como de finalização do 1º semestre letivo de 2020 da Unimontes, prevista em Resolução, e a não possibilidade de conclusão das atividades letivas referentes ao período, devido à suspensão das atividades acadêmicas presenciais diante do distanciamento social imposto pela pandemia vivenciada, faz-se necessária uma revisão da data”, traz o relatório, que fora aprovado durante a videoconferência.
Ainda conforme o relatório, “a comissão enfatiza que a proposta ora apresentada altera provisoriamente o calendário, a fim de prosseguir com os debates e aprofundarmos as problemáticas relacionadas às questões didático-pedagógicas visando a elaboração de uma proposta de um novo calendário que, assim como o vigente, seja único e atenda a toda a Universidade”.
O documento sugere, também, a apresentação de propostas relativas aos formandos, bem como a possibilidade de elaboração de normas de Colação de Grau Remota (considerando as demandas e deliberações dos Colegiados Didático-Pedagógicos), dentre outras relacionadas aos debates em torno de dados das outras comissões que se relacionam com o propósito desta: questões didático-pedagógicas e calendário.
COMISSÕES
A proposta de criação das comissões, compostas por docentes e discentes da Universidade, foi sugerida pelo reitor Antonio Alvimar Souza (presidente do Cepex) na reunião anterior do Conselho, em 23 de junho último. Na oportunidade, foram discutidas as ações de enfrentamento da Covid-19 no âmbito da Universidade e do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF).
Da mesma forma, foram apresentadas oficialmente as propostas de criação das quatro Comissões Especiais – aprovadas – para os eixos: “Questões Didático-pedagógicas e Calendário”; “Protocolo de retorno gradativo das atividades presenciais da Unimontes durante o enfrentamento a Covid-19”; “Ações de enfrentamento concernentes à assistência estudantil”; “Ações de enfrentamento relativas aos servidores”. Na reunião virtual desta terça-feira, todas estas comissões apresentaram seus planos de ação para os próximos dias, que foram analisados pelo Pleno.