A direção do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF/Unimontes) tem aproveitado as novas tecnologias digitais durante o período de isolamento social, ocasionado pela pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), para capacitar suas equipes. O setor de Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), por exemplo, realizou via Google Meet, na sexta feira (14/8), videoconferência com o tema “Cihdott – Doação de Órgãos”. O objetivo foi apresentar e reforçar junto a comissão e membros da equipe o importante papel do enfermeiro na abordagem familiar e comunicação do óbito.
Durante a reunião, os enfermeiros também puderam esclarecer dúvidas sobre o processo de doação de órgãos com a enfermeira e palestrante, coordenadora da Cihdott, Priscilla Taveira. “Além dos enfermeiros, o encontro auxilia todos os profissionais do HUCF sobre o funcionamento da Cihdott, bem como promove o aprofundamento do conhecimento sobre doação de órgãos e como podemos salvar outras vidas no papel de doadores”, comenta, destacando a importância de se desenvolver em todos os profissionais a sensibilidade para abordar a família no momento de uma perda.
“Foi muito relevante e se mostrou oportuna, uma vez que todas as informações e dúvidas foram sanadas, conquistas e desafios relatados durante a videoconferência”, destacou a Ouvidora-geral do HUCF, Raquel de Cássia Pereira Veloso, que também destacou a necessidade da reunião para a instituição. * (Estagiária sob supervisão de Wesley Gonçalves)