Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Comissão Eleitoral reforça detalhe sobre apuração de votos, que terá transmissão em tempo real

A Comissão Eleitoral da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) reforça detalhes sobre o processo de apuração dos votos para a composição da lista tríplice para reitor e vice-reitor. Conforme definido em reunião técnica com mesários e candidatos, no último dia 9/10, a apuração terá início às 8 horas, no salão dos conselhos, no 3º andar do prédio 5 (Reitoria).

O acesso será restrito aos integrantes da comissão e aos quatro candidatos ao cargo de reitor e cinco ao de vice-reitor, que têm, ainda, direito a fiscais. O local concentrará a apuração de todas as urnas, inclusive as de fora do campus-sede.

Presidente da comissão eleitoral, o professor Herbert Alcântara Ferreira explica que a mudança do local de apuração, que até o processo anterior acontecia no auditório do prédio 6, tornou-se providencial. “É um momento de extrema importância. A contagem dos votos é detalhada, com uma base de cálculos e uma tabulação minuciosa e, por isso, exige concentração”.

 

TRANSMISSíO

“Como a secretaria da comissão eleitoral funciona junto à secretaria de Conselhos, consideramos por bem transferir o local de apuração e, pela restrição de capacidade não há como abrir o acesso para o público em geral”, acrescenta.

No entanto, completa o presidente, como novidade neste ano a comunidade acadêmica poderá acompanhar on-line a transmissão ao vivo da apuração na página criada pela Comissão Eleitoral no facebook: www.facebook.com/comissao.unimontes.

O voto é paritário: professor (peso de 70%), servidores técnico-administrativos e acadêmicos (peso de 15% cada categoria).

A eleição acontece nesta quinta-feira (18/10) até as 22 horas, nos prédios 1, 2, 3, 5 e 6 do campus-sede, Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) e Centro de Educação Profissional Tecnológica (CEPT), em Montes Claros; e nos campi do Norte de Minas, Noroeste e Vale do Jequitinhonha, nos núcleos avançados e no escritório de representação em Belo Horizonte (ERU), totalizando 21 urnas receptoras, conforme o artigo 4º, da resolução 13/2018 – Conselho Universitário (Consu).