Notícias

Com versão digital, Revista Verde Grande: “Geografia e Interdisciplinaridade” alcança 41 países

By Christiano Lopes Jilvan

December 21, 2021

Publicação integra o Portal de Periódicos da Unimontes desde 2019 e já conta com quase 30 mil acessos

A implantação do formato digital a partir de 2019, como uma das publicações regulares do Portal de Periódicos da Universidade Estadual de Montes Claros, ampliou ainda mais o potencial de interação, assim como a mobilidade internacional da “Revista Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade”.

Desde então, a publicação vinculada ao Departamento de Geociências e do Programa de Pós-Graduação de Geografia (PPGEO) da Unimontes lançou seis edições diferentes e alcançou 29.512 acessos de internautas de 41 países da América do Norte, América Central e Caribe, América do Sul, Europa, África, Ásia e Oceania.

O balanço foi divulgado neste mês, pelo Conselho Editorial da Revista. Disponíveis em três idiomas (inglês, espanhol e português), as publicações podem ser acessadas pelo site www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande. Escolhidas por concursos, as capas remetem aos símbolos regionais, como o espaço urbano, natureza (flora, fauna e relevo) e cultura (carrancas do Rio São Francisco).

“Antes do formato eletrônico, o periódico era publicado na versão impressa, o que deixava o acesso restrito, além de custos com os materiais gráficos. A reformulação passa pela ampliação temática, com foco na Geografia e na Interdisciplinaridade e, agora, realidade é totalmente diferente, com um alcance universal”, descreve o editor-chefe da Revista, professor doutor Gustavo Cepolini Ferreira.

MAIS NÚMEROS

Nestes três anos, as seis edições reuniram 42 artigos científicos, 14 relatos de projetos e experiências/entrevistas e oito resenhas de autores, com a participação de conselheiros editoriais de 35 instituições diferentes, entre universidades, institutos federais, ONG’s, secretarias estaduais de Educação e centros de ensino técnico. São 17 estados brasileiros com representação no Conselho, além de quatro países (Cabo Verde, Colômbia, Portugal e Uruguai).

O editor destaca a curva de ascensão no quantitativo de publicações. Na primeira edição eletrônica, em 2019, a Revista teve sete trabalhos. A edição mais recente, do segundo semestre de 2021, reúne mais do que o dobro de produções: quinze. A periodicidade da Revista é semestral e as submissões são permanentes.

Há, ainda, publicações especiais como os dossiês sobre o “Ensino da Geografia” e “Geografia Agrária”, com submissões abertas até 31 de dezembro e 4 de janeiro, respectivamente.