Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Com vasta programação, Centro de Comunicação e Referência Audiovisual realiza o Colóquio “Pra Dentro do Lugar-Mundo”

– Evento traz à cidade referências nacionais na produção de mostras e cinema –

Proposta inovadora para o Norte de Minas, principalmente na área de abrangência da Universidade Estadual de Montes Claros, o Centro de Comunicação e Referência Audiovisual (CCRAV) da Unimontes realiza seu primeiro evento institucional aberto à comunidade em geral. Será o Colóquio Audiovisual “Pra Dentro do Lugar-Mundo”, que acontece nesta quinta (30/6) e na sexta-feira (1º/7), no espaço do Museu Regional do Norte de Minas e no auditório do Centro Cultural Hermes de Paula.

Com mesas temáticas, oficinas, apresentação de filmes e de curtas-metragens e, ainda, debates sobre acervos, educação e produção audiovisual, a programação contará com as participações especiais da premiada produtora Vânia Catani (concorrente ao Oscar de melhor filme estrangeiro com “O Palhaço”), Isa Grinspum Ferraz (cineasta e produtora premiada pela série “O Povo Brasileiro”, baseado no livro homônimo de Darcy Ribeiro e responsável pela criação do Museu da Língua Portuguesa), Pedro Maciel Guimarães (curador de curtas da Mostra de Cinema de Tiradentes, da CineOP e da Mostra de Cinema de BH, além de professor de cinema da Unicamp) e da historiadora e professora no curso de museologia da Universidade Federal de Goiás, Ivanilda Junqueira, além de docentes e pesquisadores da Unimontes e de outras universidades do País.

Confira

Idealizador do CCRAV, o professor Élcio Lucas é o coordenador geral do Colóquio e destaca que a proposta do evento é fomentar o interesse para a preservação da memória e da história audiovisual da região do Norte de Minas, bem como propiciar capacitação em gravação, edição, produção e direção nesta mesma área. “Além de divulgar de forma clara e abrangente o objetivo do Centro de Comunicação e Referência Audiovisual, o Colóquio propõe articulações entre a educação e o audiovisual”, acrescenta o coordenador.

PROJETO DO CCRAV

Com o projeto idealizado em 2010, com suporte da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), o CCRAV/Unimontes iniciará as obras físicas no segundo semestre deste ano, com a adaptação do auditório no prédio do Centro de Ciências Humanas do campus-sede. O processo de licitação para as obras previstas já ocorreu e as reformas terão início em julho próximo. Os recursos são de aproximadamente R$ 900 mil, divididos entre o principal financiador – o Finep – e a contrapartida do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes).

PROGRAMAÇÃO

A programação do Colóquio Audiovisual “Pra Dentro do Lugar-Mundo” será aberta no Museu Regional do Norte de Minas, às 9 horas desta quinta-feira, 30 de junho, com a apresentação do projeto do Centro Audiovisual da Unimontes, seguida da mesa temática “Cidade e Memória”. A partir das 13 horas, exposições e debates da mesa “Linhas de Acervos”. Às 15 horas, oficina e palestra com a produtora Vânia Catani (Bananeira Filmes), uma das referências no cenário de filmes e documentários no País e no exterior. À noite, a partir das 19 horas, a Mostra Audiovisual, com a exibição de curtas e longas metragens no Centro Cultural (entrada franca).

Na sexta-feira, os trabalhos começam às 9h30, com a mesa temática “Acervos, tecnologias e Educação”. À tarde, às 13h30, a oficina/palestra “Festivais como locais de visibilidade e fomento da produção audiovisual: o caso da Mostra de Tiradentes”, com Pedro Maciel Guimarães, curador de curtas das Mostras de Cinema de Tiradentes, Belo Horizonte e Ouro Preto e pesquisador do departamento de Cinema da Unicamp. Ao final da tarde, reunião para o balanço do colóquio e, às 19 horas, mais uma sessão da Mostra Audiovisual, com curtas e longas metragens no Centro Cultural.

São realizadores associados desse Colóquio os Programas de Pós-Graduação em Letras/Estudos Literários (PPGL), em História (PPGH) e em Desenvolvimento Social (PPGDS) da Unimontes. A comissão organizadora é formada por Rejane Meireles Amaral Rodrigues (PPGH Unimontes), Ivete Batista da Silva Almeida (PPGH Unimontes), Andrea Martins (PPGL Unimontes), Fernanda Xavier (mestranda PPGL Unimontes), Brenda Kymberly (mestranda PPGL Unimontes), Tamires Costa (graduanda DCL Unimontes) e Luiz Gustavo Soares (mestrando PPGH Unimontes). Coordenação Geral: Élcio Lucas (PPGL Unimontes).

Colóquio Audiovisual “Pra Dentro do Lugar-Mundo”
Lançamento do projeto do Centro de Comunicação e Referência Audiovisual da Unimontes (CCRAV)
Datas: 30 de junho e 1º de julho
Onde: Museu Regional do Norte de Minas (Oficinas, mesas temáticas e palestras)