A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) investe na melhoria do mobiliário e da estrutura logística de trabalho, com o objetivo permanente de assegurar maior conforto para os servidores técnico-administrativos, docentes, alunos e visitantes. Os investimentos, feitos com recursos do Governo de Minas Gerais, são de ordem de R$ 1,5 milhão entre 2016 e 2017 e também incrementam as condições de funcionamento para as atividades de ensino, pesquisa, extensão, pós-graduação e para a prestação de serviços à comunidade acadêmica e ao público em geral.
O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, salienta que os investimentos na estrutura logística da Universidade sempre foram reivindicados pela comunidade acadêmica e, mesmo diante das dificuldades orçamentárias e financeiras, foi possível atender uma considerável demanda.
“Com o apoio do Governo de Minas Gerais, que compreendeu a necessidade melhoria da logística na Unimontes, com a aquisição de equipamentos importantes que asseguram o bom funcionamento para as ações do ensino, pesquisa, extensão, pós-graduação e também dos serviços prestados à população”, enfatiza o reitor.
EQUIPAMENTOS
Conforme a Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças (PRPGF), foram aplicados aproximadamente R$ 800 mil no exercício de 2016 para a compra de equipamentos e mobiliários – já entregues. A Unimontes pôde atender às demandas apresentadas pelas diversas unidades acadêmicas e setores administrativos, entre as quais 100 computadores completos, além de equipamentos de som, áudio e fotográfico, instrumentos de oficina para medição, aparelhos odontológicos, instrumentos musicais.
Também foram compradas 50 banquetas para laboratórios, 40 bebedouros (com galões de 20 litros) e 20 quadros brancos, além de 187 cadeiras fixas, 100 cadeiras giratórias, 43 mesas para escritório, 15 aparelhos de TV Led (60 polegadas), 15 mesas para computador (estação de trabalho) e 10 mesas para reuniões.
Ainda de acordo com a PRPGF, diversos departamentos já receberam os móveis e equipamentos. O Almoxarifado Central da Unimontes mantém contatos com os coordenadores de cursos e chefes de departamentos, como forma de atualizar as demandas, a fim de fazer novas aquisições – previstas para o segundo semestre de 2017, com os investimentos previstos na ordem de R$ 750 mil. “As demandas apresentadas até aqui estão sendo integradas ao sistema da Pró-Reitoria. É importante destacar que, caso algum setor tenha demanda neste sentido deverá apresentá-la, no máximo, até o final de julho, tendo em vista que o trâmite para formalizar as compras é moroso, com um processo de duração de dois a três meses”, explica o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, Roney Versiani Sindeaux.