Conteúdo do Site Antigo

Com público estimado de 40 mil pessoas, Festival de Inverno será aberto nesta terça

By DTI

July 13, 2015

Começa nesta terça-feira (14/7), o II Festival de Inverno “Circuito Lago de Irapé”, de Grão Mogol, que prossegue até o próximo sábado (19/7) com uma extensa programação e o envolvimento direto de 12 cidades da região. A expectativa é de atingir um público próximo a 40 mil pessoas durante os cinco dias, uma vez que todos os espetáculos são gratuitos. A promoção é da Prefeitura de Grão Mogol, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) – Pró-Reitoria de Extensão –, com o apoio do Governo de Minas GeraisCemigSecretaria de Estado de FazendaInstituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) e Codemig.

 

 A solenidade oficial de abertura acontece às 19 horas, na Praça em frente à Matriz de Santo Antônio, e será presidida pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela; e pelo prefeito Jeferson Augusto Figueiredo, juntamente com a coordenadora geral do festival, professora Marina Ribeiro Queiroz. Oito prefeitos do Circuito de Irapé confirmaram presença no evento.

Até o próximo sábado, estão previstas oficinas, apresentações de teatro e de danças, serestas e outras manifestações culturais da região. Um dos destaques da programação é o Festival Nacional da Canção “Circuito Lago de Irapé”, que recebeu inscrições de três estados. No sábado, no encerramento do festival da canção, a grande atração será o show do Grupo 14 Bis. A programação também conta com atividades ecológicas, com o destaque para o “Abraço simbólico” da Serra do Espinhaço, na manhã de quinta-feira (16/7).

PARCEIROS PONTUAIS

“O Festival de Inverno Circuito Lago de Irapé é um espaço no qual, com o apoio da Prefeitura de Grão Mogol e de outros parceiros pontuais, a Unimontes cumpre sua missão como universidade de integração regional. É uma oportunidade para se buscar melhor qualidade de vida para as pessoas daquela região”, afirma a coordenadora geral do Festival de Inverno, professora Marina Queiroz. “Com este evento, a instituição atinge um grande público, levando o conhecimento e a alegria, por meio da arte. Isso também é uma forma de fazer as pessoas felizes”, afirma.

Veja também:

Em destaque na programação do evento, espetáculos de alto nível como as apresentações de cinco peças de teatro. São mais de 200 pessoas inscritas nas oficinas sobre ecoturismo, teatro, dança de salão e confecção de bonecas de pano. Haverá, ainda, palestras com ênfase sobre a preservação da memória nas cidades históricas, com o apoio oficial do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Minas Gerais (Iepha) e da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, coordenada pelo promotor Marcos Paulo de Souza Miranda.

A professora Marina Queiroz também chama atenção para o Festival da Canção Lago Circuito Lago de Irapé, que recebeu mais de 50 inscrições de 12 cidades de Minas Gerais, Bahia e Sergipe. Foram selecionadas 24 musicas para as apresentações entre os dias 16 e 17 de julho. E no dia 18, acontecem as finais. “O recebimento de inscrições de três estados demonstra o reconhecimento à credibilidade do festival”, avalia a coordenadora.

INTEGRAÇÃO DOS MUNICÍPIOS

O prefeito de Grão Mogol Jeferson Augusto Figueiredo ressalta que o festival tem uma grande importância para a valorização da cultura e das manifestações populares da região. Ele também enalteceu a relevância da ação conjunta com a Unimontes. “Firmamos a parceria com a Universidade – que é uma instituição que tem credibilidade –, com o propósito de envolver a cidades da região”, afirma o Jeferson.

O prefeito destaca que o Festival também cumpre o objetivo de integrar os municípios do entorno do lago da barragem de Irapé, na confluência do Norte de Minas como o Vale do Jequitinhonha. “Os municípios têm uma identidade cultural e, durante o festival, poderão mostrar suas tradições e manifestações artísticas e se aproximarem mais por meio da cultura”, observa.