Conteúdo do Site Antigo

Com programação definida, seminário organizado pela Unimontes discute direitos assegurados pela Constituição

By DTI

April 11, 2018

Os direitos assegurados pela Constituição Federal serão discutidos no III Seminário de Estudos Jurídicos, que acontecerá a partir da terça-feira (17/4), no auditório da subseção da Ordem dos Advogados dos Brasil (OAB). O evento tem como tema central “30 anos de Constituição: uma Democracia de Paradoxos”.

O seminário é uma iniciativa do Centro Acadêmico Cyro dos Anjos (CACyro), do Curso de Direito da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com o apoio da direção do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), coordenação didática do curso e dos Departamentos de Direito Público Substantivo, Direito Público Adjetivo e Direito Privado.

Também conta com a colaboração da Coordenação Regional de Estudantes de Direito de Minas Gerais (CORED/MG).

Conforme a organização, o encontro visa fomentar debates de questões da Constituição Federal relacionadas aos aspectos jurídicos, políticos, econômicos e sociais. Estão previstas palestras, mesas redondas, painéis e minicursos.

A solenidade de abertura está marcada para terça-feira (17/4), às 19h20, com palestra da professora doutora Wilba Lúcia Maia Bernardes, coordenadora do curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Ela destacará o tema central do evento.

MAIS TEMAS

Antes da abertura oficial, na terça-feira pela manhã, às 7h50, será apresentada a palestra “O Direito Penal e sua (in) capacidade de contribuir para a solução de conflitos”, com a advogada Fernanda Vieira de Oliveira, que também é militante das causas sociais. Outro assunto em debate é “Acessibilidade nas faculdades de Direito para pessoas com deficiência e sua inclusão no mercado de trabalho: sonho ou realidade?” A abordagem será feita pelo professor Sebastião Mendes de Oliveira.

Na quarta-feira, a partir das 7h20, estará em discussão o tema “Minoria LGBTI e o direito à diversidade”, com fala do professor doutor Alexandre Gustavo Melo Franco de Moraes Bahia, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Em seguida, será promovido o painel “Breves considerações sobre condição jurídica do estrangeiro e direitos humanos: uma análise do caso venezuelano em Roraima”.

À noite, às 19h20, será discutido o tema “Mulheres, Cidadania e a Conquista de Direitos no Brasil”. O tema será abordado pela professora Cláudia de Jesus Maia, líder do grupo de pesquisa “Gênero e Violência”, da Unimontes. Na sequência, haverá discussão sobre “O Futuro do Direito Penal sob a Ótica dos Direitos Individuais”.

Na quinta-feira,a partir das 8 horas, acontecerá a mesa redonda “Segurança Pública: políticas de prevenção e repressão à criminalidade”. À noite, será realizado o painel “O constitucionalismo decolonial latino-americano: aspectos históricos, jurídicos e perspectivas”.

Na sexta-feira, pela manhã e à noite, serão oferecidos minicursos sobre vários temas. Um deles terá como tema “Direito constitucional e corrupção pública: uma visão legal e política sobre os crimes de colarinho branco e nossa Constituição Brasileira”.

SERVIÇOII Seminário Estudos Jurídicos Quando: 17 a 20 de abril de 2018Onde: auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)